O torcedor iguaçuense está se acostumando a ver dois times do Foz Futsal. E não se trata da equipe que disputa a Série Ouro e do time que joga a Série Prata. Esses são realmente diferentes, ou pelo menos contam com jogadores diferentes. Mas a equipe que disputa a Série Ouro é a mesma que joga a Liga Nacional, e é aí que nasce a diferença.
No torneio nacional, o time de Foz do Iguaçu vai muito bem, obrigado. Apesar de ter dois jogos a menos que seus principais adversários, a equipe iguaçuense ocupa a 12ª colocação, com oito pontos. Terá a chance de se aproximar dos líderes assim que tirar as partidas em atraso.
Agora quando o assunto é Campeonato Paranaense da Série Ouro, a situação muda completamente de figura. Faz uma das piores campanhas da história do Foz Futsal. Conquistou apenas quatro pontos, de 24 possíveis. São seis derrotas e apenas um empate e uma vitória. Resultado: está na 15º e penúltima posição. Caso a primeira fase do torneio estadual terminasse hoje, o Foz Futsal estaria rebaixado para a Série Prata, ao lado do Aquárius, de Telêmaco Borba, que consegue ser um pouco pior e tem apenas 1 ponto.
Teríamos então, em 2011, dois times de Foz do Iguaçu na Série Prata? Isso se o time B do Foz Futsal, formado por atletas juvenis da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz e que já disputa a Série Prata, conseguir se manter, pois pelos primeiros resultados que obteve, a situação não está muito tranquila por lá também.
Mas há outro problema. A vaga do Foz Futsal na Série Ouro, na verdade não é do Foz Futsal, e sim do Francisco Beltrão. Como o time beltronense passava por dificuldades financeiras, aceitou “alugar” a vaga na Ouro para outro time. O Foz Futsal fez a proposta e no período de dois anos, poderá disputar a elite do futsal estadual. Após esse período, terá que devolver a vaga ao Beltrão. E como será caso o time seja rebaixado? Devolverá a vaga na Prata?
Não creio que o Foz Futsal será rebaixado pelo elenco que tem. Porém, restam poucos jogos, e o torcedor poderá ver nas próximas rodadas apenas uma luta contra o rebaixamento e não a busca pela classificação entre os 12 primeiros.
Já o outro time da cidade, o Foz Adeafi, ou Adeafi Olympic Games, como está registrado na Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), vive uma nova fase com a contratação do técnico Adolfo Ruiz Diaz. Paraguaio, Adolfo Ruiz já comandou a seleção do Paraguai em dois mundiais e treinou também equipes do exterior, principalmente na Itália e Espanha.
Desde que assumiu o time, ainda não perdeu. Venceu o Aquárius por 3 a 1 e empatou em 2 a 2 contra o Palotina em casa. Só que no primeiro jogo, por problemas com a documentação, não pôde passar o comando aos jogadores à beira da quadra.
Por falar em jogadores, conhece muito bem um deles, em seu elenco. Trabalhou com Anderson Andrade em clubes espanhóis. Inclusive, Adolfo Ruiz foi indicado à diretoria da Adeafi pelo próprio Anderson. No entanto, o “Anjo Loiro” ainda não estreou na temporada 2010. Primeiro foram os problemas de documentação (está virando moda na Adeafi, parece), depois, o jogador se machucou e vem se recuperando desde então. Deve retornar contra o Paraná Clube, em Curitiba, no sábado (8), às 19h30.
Ainda teremos muito o que falar do futsal, principalmente dos times de Foz do Iguaçu, até porquê, o campeonato estadual e a Liga, são dois torneios longos, durando até dezembro, mais ou menos. Mas, as próximas informações, ficam para a próxima coluna.
Forte abraço!