Search
Previous slide
Next slide

Historiador paraguaio faz resgate histórico no Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O históriador paraguaio Hermán Farina Olviedo, palestrou na noite de segunda-feira (10) no Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, sobre a ótica “Idependência do Paraguai no contexto sul-americano”. Em sua fala, Farina deu uma breve introdução sobre a história do Paraguai, desde sua colonização passando pela idependência chegando aos dias atuais.

A pequena palestra foi uma oportunidade para que os brasileiros conhecessem melhor os fatos que marcaram o país vizinho. De forma cronológica, Hermán Farina contextualizou todos os importantes acontecimentos, como as primeiras revoltas a grito de idependência, como a revolução “comunera”, que foi uma das primeiras manifestações comandada pelos jesuítas juntamente com os criolos – moradores da região da capital Assunção, e povos indigenas.
 
Os acontecimentos, segundo o historiador, foram reflexos dos atos que aconteciam na Europa. “O nosso comando e coroa estavam na Europa. A América foi formada com a ‘cabeça’ no antigo continente”, disse.
 
Olviedo comentou que o Brasil não teve influências nos atos de idepêndencias do Paraguai, mas teve certa relevância para tomadas de decisões.
 
 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

O Paraguai foi uma das primeiras regioões da América do Sul a decretar a idependência da coroa, em 1811 rompeu laços comerciais com a Espanha, somente 11 anos depois o Brasil registrou o grito do Ipiranga.
 
Previous slide
Next slide