Restando um mês para o início da Copa do Mundo na África do Sul, mais uma seleção foi convocada para a disputa do torneio mundial. Na terça-feira (11), o técnico Dunga anunciou, em um hotel do Rio de Janeiro, a lista dos 23 jogadores que representarão a seleção brasileira na África do Sul.
As surpresas ficaram por conta da ausência do atacante Adriano, que não passa por boa fase no Flamengo. A dupla santista formada por Ganso e Neymar também não foi chamada, assim como o goleiro Victor, do Grêmio, eleito por dois anos seguidos como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Ronaldinho Gaúcho, outro nome aguardado pela torcida, foi mais um a ficar fora da lista final.
Para o lugar deles, foram chamados Grafite, do Wolfsburg da Alemanha e o goleiro Doni, do Roma da Itália. Pela norma da FIFA, os jogadores deverão ser liberados por seus clubes para se apresentarem às seleções até o dia 17. Porém, Julio César, Lúcio e Maicon, todos do Inter de Milão, que disputará a final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Bayern de Munique no dia 22 de maio, deverão se apresentar com alguns dias de atraso.
A preparação para a Copa do Mundo começa a partir do dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético Paranaense, em Curitiba. A equipe fica concentrada até o dia 26, quando embarca para Joanesburgo, na África do Sul. A estreia na Copa do Mundo está marcada para o dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, às 15h30.
Suplentes – No final da tarde de terça-feira (11), o técnico Dunga anunciou a lista com sete jogadores suplentes. Eles só poderão ser convocados para a Copa do Mundo na África do Sul, caso um dos 23 jogadores se machuquem e tenham que ser cortados. Os suplentes são: Diego Tardelli (Atlético-MG), Alex (Chelsea-ING), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA), Ganso (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE), Sandro (Internacional) e Marcelo (Real Madrid-ESP).
Goleiros: | Julio César (Inter de Milão-ITA), Gomes (Tottenham-ING) e Doni (Roma-ITA) |
Laterais: | Maicon (Inter de Milão-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA) e Gilberto (Cruzeiro) |
Zagueiros: | Lúcio (Inter de Milão-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA) |
Meio-campistas: | Felipe Melo (Juventus-ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Ramires (Benfica-POR), Elano (Galatasaray-TUR), Kaká (Real Madrid-ESP), Josué (Wolfsburg-ALE), Julio Baptista (Roma-ITA) e Kleberson (Flamengo) |
Atacantes: | Luis Fabiano (Sevilha-ESP), Nilmar (Villarreal-ESP), Robinho (Santos) e Grafite (Wolfsburg-ALE) |