$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});
São oferecidas duas bolsas de Iniciação Tecnológica Inovação (ITI), para acadêmicos de História, e uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), para profissional graduado e com experiência na área.
O projeto Espaço do Barrageiro tem como objetivo resgatar, preservar, valorizar e difundir a memória dos operários que construíram a Itaipu Binacional — denominados “barrageiros”. O espaço, que comporá as atrações do Complexo Turístico Itaipu, possibilitará aos visitantes conhecer quem foram esses trabalhadores e como era o seu cotidiano, durante todas fases da construção da Usina.
Até o momento, foram realizadas atividades de busca, pesquisa e seleção de material sobre os barrageiros. A próxima etapa compreende, além da continuidade dessas ações, a montagem do espaço. A intenção é que, no início de 2011, algumas salas já estejam prontas para visitação pública.
Bolsas – As bolsas para ambas as modalidades terão duração de 12 meses. Para o bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o auxílio mensal oferecido é de R$ 2.190. Já para Iniciação Tecnológica Inovação, o valor é de R$ 360 por mês.
Na modalidade de DTI, as atividades serão a criação e organização de acervo histórico; pesquisa e contextualização da memória da vida dos barrageiros durante a construção da Itaipu e pesquisa e contextualização histórica da época da obra; coordenação dos trabalhos de identificação, localização e recuperação das mobílias e demais objetos de interesse para reconstituição de ambientes e das atividades que envolvam as entrevistas com a comunidade envolvida na construção da Usina.
Já os bolsistas de ITI prestarão apoio aos trabalhos de pesquisa, seleção, recuperação e guarda de registros históricos e auxiliarão na localização, contato, sensibilização e captação das entrevistas com os ex-barrageiros, empregados mais antigos e demais membros da comunidade envolvida no projeto.
Para obter mais informações, basta acessar o site do PTI, ou enviar e-mail para a coordenadora do projeto, Sylvia Simões Braga (sylvia@pti.org.br). É possível, ainda, entrar em contato pelos telefones (45) 3520-6524 e 9976-1839, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.