Foz do Iguaçu recebe na sexta-feira (6) o 6º Congresso Paranaense dos Jornalistas, o evento segue até o domingo (8), no Hotel Foz do Iguaçu, na Av. Brasil. Nesta edição terá como temática principal a “Formação superior para um Jornalismo plural e democrático”. O encontro também será uma prévia ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, previsto para Porto Alegre, de 18 a 22 de agosto.
O evento deve reunir jornalistas inscritos no Sindicato dos jornalistas profissionais do Paraná (Sindijor), observadores, profissionais de outras áreas e estudantes de jornalismo que contarão com uma programação com debates, grupos de trabalhos, palestras e oficinas. O Congresso será aberto às 20h com a palestra “Conjuntura política, democratização da comunicação e o desafio do jornalista no momento dessa transformação”, com o professor da UnB e NEMP, Venício A. de Lima.
No primeiro dia de evento os participantes terão a tarde livre para desfrutar dos atrativos turísticos de Foz e região. No sábado (7), as atividades se iniciam às 7h50 com a mesa de debate “A formação leva a um plural democrático?”; às 10h15 “Democratização da Comunicação”; e a tarde serão aplicadas oficinas com os temas “O Fotojornalista: O free-lancer na Copa”, com Rodolfo Büerher; “Assessoria de imprensa e gerenciamento de crise”, com Sulamita Mendes e Karin Villatore; “Fórum de Periodismo na fronteira – a troca de experiências”, com Edgardo Barchuk, Mariana Ladaga e Denise Paro; e “Novas mídias: ferramentas digitais e a cobertura dos poderes do Brasil”, com André Deak e o dia será encerrado com grupos de trabalhos. No domingo, o evento encerra com uma plenária final para discussões e apresentações de tudo o que foi explanado durante o 6º Congresso Paranaense dos Jornalistas.