Search
Previous slide
Next slide

ACIFI ilumina-se de rosa para a campanha de combate ao câncer de Mama

Previous slide
Next slide
Quem passar à noite diante da sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI vai perceber que a fachada está com uma coloração diferente. Holofotes com iluminação rosa foram instalados diante da parede de pedra que sustenta o letreiro da ACIFI para simbolizar que a entidade aderiu à campanha mundial denominada Outubro Rosa, mês de ações para conscientização e combate ao câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
 
Na Europa, um dos monumentos mais importantes de Paris, a Torre Eiffel, assume essa coloração durante todo o mês de outubro. No Brasil, desde o dia 5 de outubro o Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro, está com iluminação rosa. Outras regiões também costumam fazer de seus monumentos um agente de divulgação da campanha que visa alertar não somente as mulheres, mas também os homens, sobre a prevenção do câncer mamário.
 
Este ano, Foz vai se mobilizar duas vezes nesta ação de prevenção e combate ao câncer de mama. No dia 19 de outubro, data internacional, os três países da fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina – desenvolvem ações integradas de luta e prevenção ao câncer de mama, coordenadas pela primeira-dama Hildegard Ghisi, conhecida carinhosamente como Dona Tutti. E também no dia 27 de novembro, data nacional de ação preventiva sobre o câncer de mama.
 
A ideia de iluminar de rosa o letreiro da ACIFI partiu da presidente da entidade, Elizangela de Paula Kuhn, antes dela seguir para a missão empresarial internacional promovido pelo programa Líder Mulher. Esta é a segunda ação de alerta ao risco do câncer de mama feito pela ACIFI. No ano passado, as escadarias internas da ACIFI foram revestidas de tecido rosa no mês de novembro, mais especificamente no dia 27 de novembro, data nacional de mobilização e conscientização sobre a doença.
 
“Pela importância desse projeto para a conscientização da população, atendemos o pedido da Dona Tutti e aderimos ao Outubro Rosa para contribuir com esta ação”, afirmou Elizangela.
 
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. No Brasil, a estimativa é 2010 termine com 49.240 novos casos. Atualmente, a incidência da enfermidade é de 49 casos a cada 100 mil mulheres, mas há incidência de câncer mamário também em homens.
Previous slide
Next slide