
Entretanto durante a criação de um networking o profissional deve tomar cuidado com alguns detalhes, pois algumas atitudes erradas podem acabar criando um efeito contrário e prejudicando a imagem da pessoa. É importante não confundir o networking com amizade, pois o objetivo principal destes contatos é proporcionar benefícios profissionais e, consequentemente, pessoais, e não o processo inverso.
Um detalhe bastante importante é a diversificação dos locais para se fazer networking. Congressos, palestras e reuniões com clientes não são os únicos lugares para fazer networking. O relacionamento profissional pode também ser feito em uma mesa de bar, parques ou clube. Esses encontros também trazem resultados.
Acionar sua rede apenas quando está em apuros não é networking. Se você age desse modo corre o risco de ficar sem emprego e ninguém ficar sabendo. Por isso, mantenha a brasa acesa. Convide os contatos profissionais para um happy hour, cinema, teatro etc. Siga pessoas que conhece em redes de cunho profissional – Linkedin, por exemplo – ou voltadas ao público de sua área. Você pode adicionar pessoas por indicação. Nesse caso, sinalize o contato. Cuidado com o que é postado em seu perfil. Evite defender causas contrárias à opinião pública. Isso, certamente, vai queimar o seu filme.
Seguindo algumas dessas dicas sempre com bom senso é possível criar e manter uma excelente rede de contatos profissionais, os quais poderão gerar muitas oportunidades de negócio e, quem sabe, tabém ótimas amizades.
*Diretor de Empreendedorismo e Projetos | Fone: 3576 7096 | atendimento@crescerjunior.com.br