A proposta de emissão de um cartão eletrônico de identificação preferencial para moradores do município Foz do Iguaçu e de Puerto Iguazú foi aprovada no último dia 13 de outubro, na IV Reunião Bilateral do Sub-Comitê Técnico de Controles e Operação de Fronteira Brasil/Argentina. Juntamente com a participação do Comitê Técnico de Assuntos Aduaneiros e Comissão de Comércio do Mercosul.
Segundo o secretario de Assuntos Internacionais Sergio Lobato a proposta da prefeitura através da secretaria, visa agilizar o trânsito dos moradores locais, tanto de Foz quanto de Puerto Iguazú, ao cruzar a fronteira diariamente. Tendo em vista que, a leitura de um código de barras, impresso no cartão eletrônico, permiti mais rapidez na identificação de cada pessoa.
“A medida irá beneficiar a todos nós moradores locais, propiciando rapidez na fila de espera. A emissão do cartão será realizada pela Delegacia de Migração de Puerto Iguazú. E, só será aceita pela Polícia Federal brasileira”, explicou Lobato.
O secretario informou ainda que partir da próxima semana os moradores de Foz podem procurar a Aduana Argentina para providenciar o cartão eletrônico de identificação. E para obter mais informação devem procurar a Secretaria de Assuntos Internacionais (Praça Getúlio Vargas) no Centro, ou ligar para o telefone 3521- 1382 e 3521- 1459. Para a confecção da carteira serão necessárias cópias dos documentos de Identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 4×4.