Search
Previous slide
Next slide

Reutilização da fibra de vidro permite ciclo de produção sustentável

Previous slide
Next slide
Com aparência plástica e de alta resistência, a fibra de vidro tem sido um dos materiais mais utilizados pela indústria automotiva. Composta por 60% de resina de poliéster e 40% de fibra de vidro, os resíduos gerados por este componente são considerados prejudiciais ao Meio Ambiente, já que são necessários mais de quatro mil anos para sua decomposição. Como conseqüência, em 27 de dezembro do ano 2000, foi sancionada a Lei Federal de número 10.165, que determina a fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e estipula que os resíduos gerados pelas indústrias sejam destinados a aterros apropriados. No caso da Tropical Cabines, essa medida acarreta um custo de R$ 500 por metro cúbico. Diante dessa situação, técnicos da própria marca desenvolveram uma máquina para a reciclagem deste tipo de material.
 
O processo se dá da seguinte forma: sobras das aplicações de fibra de vidro, bem como rebarbas de peças prontas e lâminas defeituosas, são inseridas no equipamento, que se assemelha a um triturador. Após quatro etapas de trituração, obtém-se como resultado um pó de fibra de vidro. Misturado a resinas e catalisadores, esse excedente volta ao processo de produção. Uma solução ecologicamente viável.
 
Foram investidos dois anos em pesquisas e aproximadamente R$ 100 mil no desenvolvimento da máquina. “A empresa protege o meio ambiente e ainda ameniza dois gastos. Tanto com os custos gerado pelo recolhimento e destinação aos aterros, quanto à compra de parte da matéria-prima que a produção exige”, conclui Marlon Maicon Kronbauer, supervisor de compras da Tropical Cabines.
 
Sobre a Tropical Cabines – Ícone do setor de transformação de picapes no Brasil, a Tropical Cabines – situada em Marechal Cândido Rondon, no Paraná – completa 25 anos de história com mais de 7,5 mil veículos produzidos. Seu portfólio é composto por 16 modelos, tendo como destaque a gigante F-MAXX: uma picape com 7,5m de comprimento e 2,5m de largura e altura. A empresa é parceira oficial da Ford no país, com veículos para até nove passageiros adultos.
Previous slide
Next slide