Em nossa vida pessoal, escolhemos a cada dia o que vamos comer no café da manhã, qual roupa iremos vestir, em qual festa iremos no final de semana, qual carro ou casa iremos comprar, para qual destino iremos viajar nas férias, entre outros objetivos.
Em nossa vida profissional, especialmente o administrador, compete a cada dia uma série de reflexões antes da tomada de decisão, pois suas decisões afetam diretamente a saúde da empresa.
Mas o que é a tomada de decisão?
Segundo o escritor Chiavenato, a tomada de decisão é “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Portanto, é a ação que tomamos para seguir um caminho e posteriormente atingir algum objetivo.
Investimento em tecnologia? automóveis? Espaço físico? Máquinas? Produção? Eventos? Design? Marca e Patente? Publicidade? Treinamento?
Simplesmente pensar no que investir não basta. É necessário refletir e compreender profundamente a situação antes de tomar alguma decisão.
Conheça opções de empréstimo para pessoa física, com as melhores taxas do mercado. Os gastos que irão ocorrer, o tempo de retorno do investimento, a viabilidade, necessidade, prioridade, os recursos disponíveis, a aquisição de dívidas de curto ou longo prazo, se precisará de empréstimo, os juros, como o mercado pode reagir, a satisfação do cliente, o diferencial do negócio, como agregar valor, dentre outros fatores, atuam como bússola para o administrador buscar sempre o bem-estar da organização.
É necessário tomar decisões que estejam alinhadas à estratégia da empresa. Caso a empresa não tenha alguma estratégia, é muito provável que as medidas tomadas pelo gerente não tenham valor, pois não há um “porque” no caminho à seguir. E o real sentido da administração é o desenvolvimento sustentável da organização satisfazendo alguma necessidade da sociedade.
Por isso a tomada de decisão em uma instituição é de tamanha importância, pois almeja o desenvolvimento seja dos seus colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e outros envolvidos. Entretanto, deve haver suporte e bom senso para minimizar riscos e conflitos.
Algumas dicas para tomada de decisão assertiva:
1º Identifique a situação – O primeiro passo é ter uma visão holística do sistema, ou seja, enxergar todo o complexo organizacional com suas fronteiras e o seu impacto na situação.
2º Mensure o problema – É a velha história: não faça tempestade num copo d’água. Muitos executivos quando se deparam com algum problema e não identificam a solução, ficam ansiosos e nervosos perdendo tempo em vez de estudar o problema. Pedir conselhos, analisar relatórios e indicadores são boas sugestões para se obter o caminho.
3º Faça da decisão sua – Essa particularidade que transforma o administrador no profissional que é. Os gerentes não são gerentes por acaso. A decisão é uma atitude muito pessoal. Seja imparcial e não misture objetivos pessoais com profissionais.
4º Procure obter feedback – Analise sua atuação e todos os impactos que sua decisão obteve na empresa. Ninguém acerta sempre, e esse processo garante que busquemos sempre a excelência na gestão, aprendendo com os erros.
A decisão sem reflexão é um mal comum na vida de grande parte dos empreendedores que se arriscam nessa vida de administrador. Muitos erram por não pensar, por simplesmente descartar as possibilidades e acreditar que vai dar certo. Mal posso designar tais como administradores.
Estar atento ao mercado, investir conhecimento em seu produto, analisar minuciosamente documentos confiáveis, obter uma estratégia sólida e consolidada, firmar boas parcerias e otimizar os processos buscando sempre agregar valor ao seu negócio pode ser a chave para o sucesso. É uma maneira de minimizar riscos e ganhar vantagem competitiva. Eis a administração e suas inúmeras decisões. Fique atento!
Wagner Dantas
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br
Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade