Search
Previous slide
Next slide

V Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira acontece na sexta-feira (11)

Previous slide
Next slide

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Assuntos Internacionais, atendendo a uma determinação do Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, estará realizando na próxima sexta-feira (11), no Centro Executivo da Itaipu Binacional, o “Quinto Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira”.

O evento conta com o apoio da Itaipu Binacional e será coordenado pelo Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná – EREPAR, Ministro Sérgio Coury, pelo Diretor Geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek e pelo Secretário Municipal de Assuntos Internacionais, Sérgio Lobato da Mota Machado.

Na oportunidade, o Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi estará assinando a escritura de doação de terras ao Governo do Paraguai, para a construção do Consulado Geral daquele país em Foz do Iguaçu. Além desse ato solene, Ministros, Governadores, Prefeitos e demais autoridades dos três países estarão discutindo temas de suma importância para a região da Tríplice Fronteira.

As medidas de combate a endemias como Dengue, Malaria e Febre Amarela, deverão nortear as discussões entre os representantes.

Segue abaixo a Pauta da reunião para uma melhor avaliação e desenvolvimento de temas:

A estruturação do Núcleo Regional de Fronteira, previsto em recente decreto presidencial que criou a Comissão Nacional Permanente da faixa de Fronteira; a doação de veículos, através da Receita Federal, ao Paraguai e a Argentina / Misiones; a Delimitação de um Espaço Sanitário Regional; o aproveitamento de Recursos Humanos na área de Saúde entre os três países; a implantação de um Hospital Trinacional; a ampliação da rede de Atenção Básica de Saúde; a defesa Sanitária Animal; medidas de combate a endemias como Dengue, Malária e a Febre Amarela; a simplificação dos processos de Exportação e Importação; ajuste sanitário Intermunicipais; Programa Saúde na Fronteira; atendimento de brasiguaios e estrangeiros em geral na rede pública hospitalar de Foz do Iguaçu – SUS; adoção de um regulamento sanitário de fronteira; falta de aparelhos e bolsas de hemodiálise na rede hospitalar de Ciudad del Este – Py. e Puerto Iguazú – Arg.; colaboração de médicos argentinos a rede hospitalar de Foz do Iguaçu; melhoria da rede de abastecimento de água em Ciudad del Este e melhorias nas estradas vicinais de Alto Paraná/ Paraguai.

Previous slide
Next slide