Nos dias 07 e 08 de fevereiro, O Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB) com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu realizaram o terceiro Workshop do Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, denominado: “Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva”.
O workshop que se constitui em uma das etapas do projeto de apoio à gestão dos 65 Destinos Indutores do Turismo, visou capacitar os atores locais para a gestão do turismo, ampliando conhecimentos postos sobre planejamento estratégico e fortalecer a governança dos destinos e a interrelação destes com as respectivas Regiões Turísticas.
O encontro foi ministrado pelo consultor do Instituto Marca Brasil, parceiro do Ministério do Turismo no projeto 65 Destinos Indutores – Alvaro Ornelas, que destacou a finalidade do workshop que foi de fazer um trabalho para promover a gestão e o planejamento do destino turístico em Foz do Iguaçu, e outros temas abordados como a inteligência competitiva e liderança articuladora que finalizaram a série de workshop na cidade.
Gestão dos 65 Destino Indutores As atividades do Projeto de Gestão dos Destinos Indutores são baseadas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação Getulio Vargas (FGV), e tiveram como propulsor o Plano Nacional de Turismo – PNT 2007/2010 – uma Viagem de Inclusão, que em sua Meta 3, o PNT propõe a estruturação de 65 Destinos Turísticos com padrão de qualidade internacional.
De 2011 a 2014, o Plano Nacional de Turismo está sendo elaborado, porém o Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014 já garante que a estruturação da Oferta Turística possui como tendência de mercado os produtos regionais.