Os estoques de insulina, medicamento indicado para tratar pacientes com diabetes, estão comprometidos em todo o Paraná. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, a compra do volume necessário para o mês de fevereiro deveria ter sido feita em dezembro, mas não ocorreu.
Por meio de nota, o órgão informou que está buscando alternativas para normalizar a situação e que os estoques devem ser restabelecidos no prazo de uma semana para pacientes com diabetes tipo 1, que são totalmente dependentes do medicamento.
A Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI) tem aproximadamente 300 associados, pertencentes ao grupo Diabetes tipo 1. Desse número, 150 pessoas estão sofrendo com a falta de insulina do tipo especial fornecido gratuitamente pela 9ª Regional de Saúde.
Terezinha Machado Pinezi, presidenta da ADIFI, explica que a insulina comum está com estoque normalizado, mas a especial e mais cara vem faltando desde o inicio do ano. “O governo nos informou que uma nova licitação deve ser feita para a renovação do estoque dentro de duas semanas. Enquanto isso, a Associação está incentivando que os diabéticos troquem informações sobre a falta do medicamento”.
Segundo Terezinha, um insulino-dependente consome por mês 4 frascos do medicamento e cada frasco tem o valor aproximado de R$ 100. O medicamento é garantido pela lei federal 11.347.
Atualmente, 3,6 mil pessoas usam o remédio em todo o estado. Os diabéticos tipo 1 representam 10% dos pacientes com a doença no Paraná. Os 90% são diabéticos tipo 2, que retiram medicamentos em farmácias básicas das secretarias municipais de Saúde, que estão com os estoques normalizados.