Estímulo ao empreendedorismo, numa competição entre universitários que simula o dia a dia e a concorrência entre empresas, em um mercado virtual. O grande desafio é desenvolver nos estudantes habilidades como gerenciamento, negociação e tomada de decisão, além da motivação para a criação de empresas. E esse estímulo, na opinião do consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Emerson Durso, começa ainda dentro da universidade.
“Além de ensinar a teoria da disciplina, os professores podem ser os maiores incentivadores do empreendedorismo nos estudantes. Optar por abrir um negócio próprio pode ser uma ótima escolha na carreira dos recém-formados e o Desafio Sebrae foi criado exatamente para auxiliar o universitário na tarefa de empreender e saber guiar, futuramente, uma micro ou pequena empresa”, enfatiza.
Para que diretores, reitores, coordenadores, professores, presidentes de diretórios acadêmicos e representantes de empresas júnior do oeste do Paraná conheçam as novidades do Desafio Sebrae 2011, o Sebrae/PR irá realizar cafés da manhã de lançamento da competição em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. “Nos eventos, faremos a apresentação da competição, abordando as novidades dessa edição e tirando dúvidas para que os profissionais possam estimular os estudantes a participar do Desafio.”
Em Toledo e Foz do Iguaçu, o encontro vai acontecer no dia 7 de abril, no escritório regional da entidade em cada município.
Desafio – Criado em 1999, com o objetivo de estimular o empreendedorismo junto aos estudantes universitários, o Desafio Sebrae tem registrado, no Paraná, um número crescente de inscritos a cada edição. Em 2009 e 2010, por exemplo, foram registradas mais de 20 mil e 21 mil inscrições, respectivamente, sendo o Paraná o estado com o maior número de participações em relação aos demais estados brasileiros. A participação de estudantes do oeste paranaense também cresceu nos últimos dois anos. Inscreveram-se na região, em 2010, 3.448 universitários, cerca de 340 estudantes a mais do que o registrado em 2009.
Realizado em oito países, além do Brasil, o Desafio Sebrae é promovido nacionalmente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Com ajuda de um software que simula o dia a dia de uma empresa, o Desafio Sebrae estimula universitários de todo o País, de qualquer curso de graduação, a organizarem-se em equipes para testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
Competição – Depois de inscritos, os grupos, formados por três até cinco estudantes de quaisquer cursos ou universidades, passam a competir pela melhor pontuação recebida em cada decisão tomada pela “empresa fictícia”. O software de gerenciamento avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking.
As três primeiras fases da competição, regionais e estaduais, são virtuais e as duas últimas, semifinal e final nacional, são presenciais, quando a estrutura da competição muda, sendo adotado regime de imersão. Para 2011, o Desafio Sebrae vai propor aos estudantes a administração de uma empresa de veículos sustentáveis, ecologicamente corretos. As inscrições da edição 2011 iniciam de 6 de abril e terminam dia 11 de maio. Mais informações podem ser acessadas nos endereços: www.ead.sebrae.com.br/hotsite e www.desafio.sebrae.com.br.
Prêmios – Além de conhecimento em gestão, o Desafio Sebrae oferece premiação tanto aos alunos quanto aos professores. Os estudantes vencedores da etapa estadual ganharão troféu, certificado, iPhone e viagem a Brasília, para representar o Paraná como campeão estadual na semifinal nacional. Já os professores, de cada região de abrangência do Sebrae/PR, que estimularem o maior número de alunos inscritos terão direito a passagens e hospedagens para acompanhar a semifinal e final nacional, em Brasília.
Para cada integrante das oito equipes que chegarem à final nacional, serão concedidos iPads e bolsas de estudos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) online. E, por fim, à equipe campeã brasileira do Desafio Sebrae 2001, será destinada uma viagem internacional para conhecer um centro de empreendedorismo. Essa equipe representará o Brasil na disputa internacional da competição.