Você está pensando em abrir seu próprio negócio? Quais as primeiras dúvidas que surgem? O mercado é competitivo? Tem demanda? Qual estratégia devo traçar para entrar no mercado?
Se as perguntas forem estas você está no caminho certo. Não estamos mais em condições de abrir empresas sem pesquisa, informação, conhecimento e até mesmo certeza de onde estamos nos metendo. A competição está acirrada no mercado. E ai pergunto, você quer abrir uma loja de determinado produto que é bem vendido no mercado, isso significa que a competição é forte, o que você faz? Abre a empresa e espera ser competitivo ou foge desse negócio e procura algo com menos pressão do mercado?
W. Chan Kim e Renée Mauborgne escreveram um livro muito relevante na esfera administrativa a “Estratégia do Oceano Azul”. Segundo os autores existem dois tipos de oceano: o vermelho onde a competição é massiva e os produtos já conhecidos e o azul onde você cria um mercado novo, ou seja, onde o produto é inovador e a concorrência quase inexistente ou irrelevante.
Para os autores a estratégia é criar uma empresa, produto ou serviço que se encaixe no oceano azul, pois entrando em um mercado não tão competitivo a chance de sobrevivência é maior. Neste mercado não há ou há pouca demanda, é você quem cria a necessidade do seu produto no seu público alvo, em contra partida é como se a sua empresa encontrasse um lugar onde ninguém pode lhe atingir, um nicho no mercado. Já em relação ao oceano vermelho a capa do livro até apresenta tubarões nesta parte mostrando toda a possível tensão causada pela competição.
Mas, pergunto, a competição é algo assim tão ruim da qual é necessário fugir? Claro que inovação é importante e interessante para o mercado, mas e se eu não souber ou quiser fazer nada além daquele produto que já tem no mercado? E se a minha vontade ou vocação não for de inovar? Devo desistir de entrar no mercado?
Eu diria, não! É importante saber que tipo de mercado irá enfrentar: o azul ou o vermelho. E a partir daí traçar a estratégia específica para entrar neste mercado específico. Eu não posso traçar uma estratégia vermelha para o oceano azul ou azul para o oceano vermelho. Se eu souber atacar o mercado de acordo com a realidade exata em que estou mergulhando então as chances de dar certo aumentam e mesmo fazendo o que eu quero eu posso engolir a concorrência.
Como isso acontece? Já reparou na quantidade de mercados que estão abrindo na cidade? Nós pobres leigos poderíamos dizer que não tem mais espaço para tanto hipermercado, que eles poderiam estar mudando de setor ou de negócio, mas a estratégia destes empresários é enfrentar os tubarões e não fugir deles e ai só os grandes e mais estrategistas permanecem.
Neste sentido todo novo negócio é possível se a estratégia for alinhada com o mercado em que se pretende entrar. E não só alinhada, mas bem definida.
A percepção do mercado alinhada a estratégia é mais importante que a concorrência. Seja estratégico e enfrente o oceano que melhor lhe convier. Sucesso!
Quer saber mais? A Estratégia do Oceano Azul
*Daline Aguilera
Presidente
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