Foto: Divulgação |
Momento de apresentação das experiências dos docentes e de suas linhas de pesquisa |
Oito professores visitantes seniores selecionados pela Capes foram recepcionados na terça-feira (12) pelo reitor Hélgio Trindade e pela equipe de pró-reitores. Na reunião, eles tiveram a oportunidade de se apresentar e compartilhar com o grupo as suas experiências acadêmicas, informando as respectivas áreas de atuação de pesquisa.
Esses professores terão a missão de colaborar na estrutura dos atuais cursos que a UNILA oferece e conduzir as linhas mestras de pesquisa que serão desenvolvidas. “Temos o privilégio de receber em nossa Universidade um número grande de professores seniores, um corpo docente altamente qualificado que envolve as diversas áreas de interesse dos nossos cursos”, disse o reitor. Ele ressaltou também que a presença desse grupo na UNILA é parte da ousadia do próprio projeto da Universidade.
Em um segundo momento da reunião, o reitor fez uma apresentação institucional para os professores, mostrando as características de uma universidade que nasceu com um projeto diferenciado, para atender às expectativas de formação de jovens comprometidos com o futuro da América Latina.
Dentre esses professores recém-chegados está a Dra. Elci Terezinha Franco, que tem doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e se junta ao grupo para cooperar no desenvolvimento das áreas relacionadas às Ciências Biológicas e Ciências da Natureza. “Minha intenção é colaborar para promover a interdisciplinaridade do campo da Biologia com outras áreas de interesse. Estou disposta a trabalhar para a criação dos laboratórios na Universidade, tão importantes para a consolidação da aprendizagem acadêmica”, disse.
O professor Dr. Yuri Orlik é colombiano com origem na Bielorrússia e lecionou os últimos 17 anos na Universidade de Bogotá. Com doutorado em Química, dedica-se atualmente a investigar o tema educação relacionado às áreas de ciências e química, impulsionando assim a formação de jovens nos cursos de graduação e pós-graduação. “A UNILA é um projeto de integração interessante, que vai permitir analisar problemas comuns que ocorrem em toda a América Latina. O meu interesse é promover o desenvolvimento de pesquisa para os problemas do Brasil e depois ampliar para o contexto latino-americano”, afirmou.
Resumo dos currículos dos professores recém-chegados:
Alai Garcia Diniz
Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura. Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidad de Granada. Dedica-se a estudos intermidiáticos, literatura e fronteiras, oralidade, performance, literatura hispano-americana, literatura comparada e tradução.
Cesar Cusatis
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1964), mestrado em Ciências – University of Pittsburgh (1968) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, S Carlos (1972). Pós-doutorado na University of Bristol (GB) e na University of London, Kings College (GB). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos temas relacionados a radiografia por controle de fase, por meio da refração.
Elci Terezinha Henz Franco
Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1971). Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal. Os trabalhos de pesquisa são na área de reprodução vegetal, principalmente abordando os aspectos de reprodução in vitro (morfogênese e embriogênese somática), e in vivo com estacas e germinação de espécies preferencialmente nativas.
Luis Eduardo Alvarado Prada
Graduação Lc. em Educação: Química e Biologia na Universidad de La Salle (1978), mestrado em Educação para a Saúde na Universidad Pedagógica Nacional, (1985), doutorado em Educação – Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Propositor da pesquisa coletiva, desenvolve seus fundamentos teórico-metodológicos com ênfase de aplicação nos objetos de estudo sobre a formação continuada de professores em serviço e as políticas latino-americanas de formação continuada de professores.
Mireya Suárez
Graduação em Antropologia (1963) e mestrado em Antropologia Social (1969) pela Escuela Nacional de Antropologia e História. Doutorado em Sociologia Rural pela Cornell University (1989). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Gênero. Atua principalmente nos temas: Desenvolvimento Rural, Sertões, Fronteiras, Identidade, Cultura.
Willy Beçak
Graduação em Ciências Biológicas e em Didática e Psicologia pela Universidade de São Paulo (1955), Licenciatura em História Natural, USP (1955), Especialização em Bioestatística, USP (1956), Medicina Nuclear, Radioisótopos, USP (1960), Doutorado em Ciências Biológicas (Genética), USP (1964). Atua com vasta experiência nas áreas de Genética e Evolução, Genética Médica, Biologia Molecular e Biotecnologia, especialmente no desenvolvimento de novas vacinas recombinantes.
Yuri Orlik
Doutorado em Química pela Universidad Estatal de Balarus (1979) e pós-doutorado pela Universty of Stockholm (1990). É fundador, diretor e editor da publicação internacional Journal of Science Education.