Foto: AMN |
Segundo diretor da Foztrans, placas são "canalizadores do pedestre à faixa de segurança" |
Na última sessão ordinária do mês de abril, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento de n°119/2011 de autoria do vereador Luiz Queiroga, solicitando ao Poder Executivo a cópia do contrato da empresa que administra as placas de publicidade instaladas nos principais cruzamentos e avenidas no centro de Foz do Iguaçu.
Segundo Queiroga, esse tipo de propaganda polui o visual da cidade e desvia a atenção dos motoristas no trânsito. “Sou a favor da extinção desse sistema, não fomos consultados pelo município e sequer tivemos acesso ao contrato”. A proposta é discutir o assunto com o Foztrans e obter mais informações.
Segundo declarado anteriormente pelo diretor do Foztrans, Ali Safadi, as placas de publicidade agregam a função de canalizar o pedestre à faixa de segurança, evitando acidentes. Safadi foi procurado pela redação do Clickfoz e não conseguiu ser encontrado até o fechamento da matéria. Em caso de aprovação do projeto de lei, o munícipio poderá ter que arcar com multa contratual com a empresa que realiza a manutenção das placas.
Hoje são 227 placas instaladas no município. Dessas, 168 estão sem publicidade e 59 com publicidade comercial ou institucional. A primeira delas foi instalada no final de junho de 2010 uma segunda leva, com diversas delas, foram instaladas por volta de agosto passado.