O dia D marca o início da vacinação no país, mas o Paraná se antecipou e iniciou a vacinação na segunda-feira, 25. Em Foz, a meta é imunizar pelo menos 80% da população de risco, ou seja, mais de 50 mil pessoas.
Ao procurar uma unidade básica de saúde é importante apresentar o documento de identidade e a carteirinha de vacinação. Importante também salientar que, segundo a coordenadora de imunização, Angela Gonzales, quem tomou a vacina no ano passado ou em anos anteriores precisa se imunizar novamente, principalmente as pessoas que compõem o quadro considerado prioritário, como gestantes, mulheres em período pós-parto de até 45 dias, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos acima dos 60 anos, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas, que neste caso deverão apresentar comprovante médico da doença.
A vacina contra a gripe atinge três tipos de vírus, incluindo o H1N1, mas a composição da vacina é alterada todos os anos. O tempo de ação é de 10 a 15 dias para que o organismo comece a provocar anticorpos. A vacina é contraindicada para pessoas que tenham alergia à ovo.