A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, vai sediar um grande encontro de pastores representantes de oito países sul-americanos de 24 a 28 de maio. A expectativa é que o evento chamado Concílio Unidos na Esperança reúna 4.200 líderes adventistas com atuação em congregações locais, escolas, colégios, universidades, hospitais, editoras e meios de comunicação. Em pauta, discussões sobre assuntos como família, unidade e identidade corporativa, uso de tecnologias para disseminação dos ensinamentos bíblicos, liberdade religiosa, educação e reavivamento espiritual com enfoque não apenas para os pastores, mas para suas famílias. Além dos participantes de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador, estará presente o líder mundial da denominação, o pastor Ted Wilson, que representa um grupo de quase 17 milhões de membros em mais de 200 países e outros líderes mundiais da organização.
Segundo o líder adventista sul-americano, pastor Erton Köhler, é a primeira vez que a denominação, com 1 milhão e meio de membros somente no Brasil, reúne toda a sua liderança na região para refletir sobre o papel dos pastores na sociedade em geral. Entre os temas debatidos estarão as estratégias para divulgação da Bíblia a um maior número de pessoas, inclusive com ações voltadas ao público chamado pós-moderno e urbano, através de grupos que se reúnem nas casas, por meio das redes sociais, entre outras abordagens. “O resultado esperado deste grande e inédito encontro é uma liderança motivada e focada a fazer mais pelas pessoas ao redor em suas igrejas, pequenos grupos nos lares, em todos os aspectos desde a questão espiritual à social”, comenta Köhler.
Ação prática – No sábado, dia 28, à tarde, todos os participantes mostrarão cristianismo prático. Serão entregues 48 mil exemplares de um livro chamado Ainda Existe Esperança, de autoria de Enrique Chaij, que fala de maneira leve e interessante sobre o ministério de Jesus Cristo desde Seu nascimento até Sua morte. Os livros serão distribuídos aos moradores das cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.
Os adventistas do sétimo dia mantêm, no Brasil, dezenas de ações e projeto sociais através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), hospitais, clínicas e centros de vida saudável, além de uma rede de escolas, colégios e universidades com mais de 150 mil estudantes. Em oito países da América do Sul, são mais de 21 mil congregações adventistas.
SERVIÇO
O que? Concílio Ministerial de Pastores Adventistas da América do Sul
Quando? De 24 a 28 de maio de 2011
Onde? Rafain Palace Hotel, Avenida Olímpio Rafagnin, 2357 – Foz do Iguaçu