Search

Foz do Iguaçu é a 7ª cidade do estado com maior poder de compra

O estudo foi realizado pelo intituto de pesquisa Target a pedido do jornal Gazeta do Povo. Segundo Target, as dez cidades representam também 40% da população paranaense, Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava e Paranaguá.

A pesquisa usou como base os dados coletados com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – em 2010. Os gastos computados são os de alimentação dentro e fora de casa, manutenção do lar, artigos de limpeza, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário, calçados, transporte, higiene, cuidados pessoais, medicamentos, saúde, educação, recreação, viagens, fumo e despesas que implicam em aquisições de imóveis.

Foto: AMN
Segundo analista, Foz do Iguaçu está entrando em dois novos ciclos econômicos: o turismo ecológico e o universitário


Um novo ciclo
– De acordo com o analista econômico, Marcelo Silva, esse a colocação de Foz do Iguaçu é positivo. Segundo Silva, o perfil da cidade está se consolidando, o município já passou por vários ciclos, e o fato de estar entre as dez significa que o município está criando sua identidade própria.

“Isso consolida um novo momento em Foz do Iguaçu, por muito tempo a cidade foi vista com um atrativo para o turismo de compras, mas agora está investindo nas belezas naturais e se consolidando no ramo de turismo ecológico”, diz o analista.

Marcelo também cita o futuro centro universitário que a cidade está pronta para abrigar. “Outro fator importante é a vinda de muitas universidades, a cidade está se tornando um pólo educacional importante, a UNILA é um megaprojeto que está movimentando o mercado imobiliário, tudo isso conta para o crescimento da economia”.

Comparativo – Cascavel e Foz do Iguaçu têm aproximadamente o mesmo número de habitantes, porém a primeira tem quase a metade do tempo de existência, 59 anos, e Foz do Iguaçu 97. Entretanto Cascavel está em terceiro lugar no ranque de maior potencial de compra.

Marcelo Silva afirma que são dois perfis diferentes, Cascavel é uma um pólo industrial voltado para o agronegócio, é um perfil já consolidado.

“Não dá para comparar as duas, são perfis diferentes, o fato de Foz do Iguaçu fazer fronteira com dois países prejudica um pouco o comércio interno, mas não é o ponto principal”.