Fotos: Casa do Teatro |
Gestores e beneficiários do projeto Plugado! com a Ministra Maria do Rosário, recebem o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos |
Operadores dos direitos da criança e do adolescente, professores, profissionais da assistência social e representantes de organizações sociais e governos que irão participar da edição iguaçuense dos “Encontros Macro-regionais do 18 de Maio”, poderão conhecer um pouco mais do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, realizado em Foz do Iguaçu, pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional. O evento, que acontece nesta sexta-feira (27), no Recanto Park Hotel, é promovido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e pela Comissão Interinstitucional de Enfrentamentos às Violências contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da Itaipu Binacional.
A ação integra a agenda estadual de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei federal e celebrado no dia 18 de maio, todos os anos. Plugado! é dirigido a adolescentes e jovens de escolas públicas e comunidades populares, utilizando a cultura como principal ferramenta de abordagem social. Esta experiência de intervenção, baseada no tripé protagonismo juvenil, mobilização comunitária e formação pelas artes, será apresentada aos participantes do encontro estadual.
O objetivo da explanação, que atende a convite da organização do fórum, explica a coordenadora do projeto, Arinha Rocha, é compartilhar as boas práticas, as experiências de resultado que promovam melhorias na vida das pessoas, principalmente, entre a juventude. “Queremos mostrar este trabalho mantido em nossa cidade, trocar e aprender sobre as práticas que estão dando certo em outras localidades”, informa Arinha.
As ações do projeto Plugado! partem do entendimento de que cultura é o elemento onde estão presente todo os ingredientes formadores do ser humano. Utilizá-la como ferramenta de formação e de interação social de adolescentes e jovens, é aceitar o desafio de articular, por meio de uma só abordagem, realidades e interesses diferentes e complexos.
Para a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, Gladis Mirtha Baez, neste encontro será possível promover o intercâmbio de experiências. “A metodologia utilizada na execução do Plugado!, por exemplo, pode ser aplicada em diferentes realidades”, explica.
Durante o encontro, que irá reunir profissionais das cidades de Cascavel, Umuarama, Pato Branco e dos municípios vizinhas a Foz do Iguaçu, representando uma rede de atendimento de mais de 120 localidades, a equipe do projeto Plugado! irá apresentar um vídeo institucional e fará a apresentação por meio de slides, abrangendo a dinâmica, a forma de atuação e os resultados obtidos.
No evento, será divulgado oficialmente o "Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes", que prevê as ações de âmbito estadual para o enfrentamento às diversas formas de violências.
Além do projeto Plugado!, os participantes do evento também irão conhecer outras ações sociais realizadas na fronteira, como a Rede Proteger, um fórum permanente de entidades voltado para a articulação de políticas, programas e de mobilização em torno dos direitos da criança e ao adolescente .
Agentes Culturais Plugados! participam de atividade de mobilização contra a exploração sexual infanto-juvenil |
Plugado – No último dia 18, a iniciativa cultural iguaçuense recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, no Palácio do Planalto, em Brasília, durante solenidade com ativistas que atuam na promoção dos direitos da infância e da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O título, conferido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, reconhece o trabalho de governos, empresas e instituições e cidadão em favor de dos direitos humanos e das crianças e adolescentes brasileiras.
O programa mantém 40 agentes culturais em escolas públicas e comunidades populares iguaçuenses, onde atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Este grupo de adolescentes e jovens recebe o valor mensal de R$ 100,00, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.
Plugado! realiza terapias coletivas baseadas na metodologia “Rodas de Conversas”, onde os jovens debates, refletem e apontam saídas para os desafios e conflitos do cotidiano. O projeto beneficia cerca de 800 estudantes da rede pública e também prevê ações com professores e operadores de direitos.