Search
Previous slide
Next slide

"Tenho orgulho de ser iguaçuense", jornalista inicia grupo sobre valorização de Foz do Iguaçu no Facebook

Previous slide
Next slide

Tenho orgulho de ser Iguaçuense”, esse é o grupo secreto criado pela jornalista Rita Araújo na rede social Facebook, atualmente com aproximadamente 150 integrantes. O grupo tem como objetivo reunir iguaçuenses natos e os “de coração”. A rede social permitiu a aproximação entre moradores de Foz do Iguaçu e aqueles que mesmo de longe mantém um carinho especial pelo município.

A iniciativa surgiu de forma espontânea “Em meu perfil sempre gostei de postar diversas fotos de Foz não necessariamente de pontos turísticos, mas de cenários mais cotidianos, que despertavam várias lembranças em todos”. Os resultados foram vários comentários, idéias, elogios, sugestões e nessa empolgação surgiu o grupo para iguaçuenses que realmente se orgulham de Foz como afirma a criadora.

Foz do Iguaçu é uma cidade singular, com características próprias “Por vezes ouvi uma expressão que Foz do Iguaçu era terra de ninguém. Como iguaçuense não aceito isso e esse sentimento é compartilhado por muitas famílias”. O grupo é um sucesso e seus integrantes possuem perfis tão diversificados quanto as culturas e povos que vivem de forma harmoniosa na cidade.

Os grupos no Facebook, não são novidades, existem milhares, com os mais diversos assuntos, o sociólogo José Afonso Oliveira, também participante do grupo, analisa essas redes como facilitadoras nas relações sociais, a interação e o envolvimento entre as pessoas nessas redes pode ser de maior ou menor intensidade, tais relações podem tornar-se íntimas ou não, depende do individuo participante.

Oliveira faz sua análise sobre a iniciativa da jornalista “Este grupo que surge agora "Tenho orgulho de ser iguaçuense" jamais poderia existir fora das redes sociais, tanto que nunca existiu mesmo. O ter orgulho de ser iguaçuense antes era para os poucos privilegiados detentores de títulos honoríficos de cidadania iguaçuense nem sempre é claro merecedores, tanto que muitos são inteiramente desconhecidos. Mas as redes sociais realizam esse verdadeiro milagre da comunicação de colocar muitas pessoas, rapidamente em cena, em contato, de uma forma espetacular e prova disso é o que estamos vivenciando neste momento”.

Vale lembrar que o Facebook possui mais de 750 milhões de usuários e tem surgido como fonte de manifestações sócio-culturais, assim como o grupo “Proteste Já”, o grupo “Tenho orgulho de ser Iguaçuense” une pessoas com interesse em comum e surge como ponto inicial para uma reflexão, troca de experiências, comentários, idéias e ideais, servindo como um elo entre diferentes gerações, aproximando quem está longe e despertando o sentimento de mobilização em prol de uma causa nobre.

Rita atesta o resultado positivo da rede, “um aspecto importantíssimo também facilitado pelo Facebook foi a integração de gerações mais jovens, como as de vocês jornalistas do Clickfoz, nesse sentimento de valorização de nossa cidade”, finaliza.

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

 

Previous slide
Next slide