Search
Previous slide
Next slide

Líderes de Foz do Iguaçu falam sobre aumento de vereadores na Câmara

Previous slide
Next slide

Na semana passada entramos em contato com os vereadores, a discussão gerou polêmica. Agora o objetivo é saber a opinião da sociedade civil organizada e do prefeito.

 

Superintendente de comunicação Itaipu, Gilmar Piolla –  “Falo como cidadão iguaçuense. Acho que é uma discussão errada na hora errada. Aumentar o número de vereadores e os gastos da Câmara não vai melhorar a representatividade política nem promover o aprofundamento da democracia. O que tem que melhorar é a qualidade dos mandatos. Sou favorável que os gastos da Câmara sejam limitados em, no máximo, 3% da receita corrente líquida do município. E que o número de vereadores permaneça como está”.

Prefeito, Paulo MacDonald Ghisi – “O importante não é o número de vereadores, se vai ser 15 ou 21, o que importa é o repasse para a Câmara, porque antes, quando tinha 21 o repasse era de 4% e agora o repasse é de 6%. É preciso entender porque com 21 vereadores era gasto 8 milhões por ano e agora são 12 milhões. Esse dinheiro poderia ser aplicado em obras, saúde e educação”.

Conselheiro Estadual da OAB, Nilton Andrascko – “Sou contra o aumento para 21 vereadores, acho que o dinheiro público deve ser aplicado de forma que beneficie pessoas carentes. Já tem muita gente cuidando desse dinheiro, agora ele deve ser aplicado. Eu acho que proporcional ao número de habitantes da nossa cidade o número de vereadores está equilibrado, não deve ser mais, nem menos”.

 

Presidente do Sismufi (Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu), Valter André Ferreira – “Nós do sindicato somos favoráveis ao aumento de vereadores na Câmara, porém somos contra gerar mais despesas. É claro que com 21 a representatividade será ampliada, acho que se cortar um pouco da assessoria, e alguns gastos, não irá estourar o orçamento. O que não pode é gerar mais gastos”.

 

Presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn – A Acifi está realizando esta campanha de enquete e outdoors para sensibilizar o Legislativo a manter o número atual de quinze cadeiras e atender, assim, ao anseio da população. Serão instalados outdoors em diversas regiões da cidade para enfatizar que o município tem outras necessidades como segurança e infraestrutura.

Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Wemerson Augusto – O debate não deve levar em conta apenas os números e cifras. Precisamos debater o
papel dos vereadores. Legislar e fiscalizar, certo? Por mais trivial que possa parecer essa explicação, é nítido que o legislativo iguaçuense não cumpre seu papel com decência. Cabe ainda entender porque a votação da enquete da ACIFI tem um expressivo resultado pela diminuição do numero de vereadores. Não seria um recado da população: que se vão todos!? Afinal qual é a qualidade da atual legislatura, quais são os projetos realmente de cunho popular, educadores e de transformação da estrutura viciada?

Para os trabalhadores, a democracia ideal ainda precisa ser edificada, com a construção do Poder Popular, com uma rede de Conselhos Populares com eleição direta, pela população, de seus representantes em todos os bairros e cidades e nacionalmente. Enquanto a atual estrutura não é modificada, reconheço que, em tese, o aumento do número de vereadores significa uma chance, ainda que remota, de maior representatividade da população sem necessariamente significar aumento de despesas aos cofres públicos.

Dentro dessa lógica, por que não propor uma Câmara Municipal com 50 vereadores, evitando a concentração de poder e dificultando que o executivo abocanhe o legislativo tão facilmente. Seriam 50 vereadores sem salários, recebendo apenas um subsidio para custear as despesas básicas. A função de vereador não pode ser considerada um emprego, um emprego quase sempre atrelado a prefeitura, com barganhas por cargos comissionados e benesses. Essa é a minha opinião, a categoria irá deliberar em fórum adequado.

 

Participações – Outras lideranças da cidade também foram contactadas, porém ou não puderam atender, ou não responderam. Na próxima semana mais líderes serão entrevistados,  esapaço está aberto para o debate, envie sua opinião sobre o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal para e-mail redacao@clickfozdoiguacu.com.br.
 

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Previous slide
Next slide