HORA DA VERDADE
Nesse domingo (31/07/11), o Foz do Iguaçu Futebol Clube terá sua prova de fogo na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense 2011. A equipe pega o Londrina, em casa, precisando apenas empatar para provocar o Quadrangular Final da competição que, por sua vez, indicará os dois times que ascendem à elite do certame, em 2012. Se perder, o Foz corre o risco de ver o Tubarão conquistar o segundo turno e abreviar o campeonato, subindo à Primeira Divisão e levando o Toledo consigo, já que o Porco tem a segunda melhor campanha no Estadual dessa temporada. O Foz, que teve um péssimo 1º turno, é o 3º no geral e, se provocar o quadrangular, tem grande chance de subir.
AMARELOU
No último final de semana, o Furacão Azul da Fronteira perdeu uma invencibilidade de sete jogos, ao perder para o Toledo por 3 a 0. Se tivesse vencido, o time comandado por Pedro Caçapa poderia brigar pelo título do 2º turno, e levar um ponto extra para o Quadrangular.
Em campo, porém, o time amarelou. Não jogou nada, perto do que vinha fazendo nos jogos anteriores. Ou será porque os adversários anteriores não tinham a qualidade do Porção? O fato é que tem sido sempre assim: na hora da decisão, o Foz “abre as perninhas”.
Ta na hora de mudar isso. E a chance é domingo, no Estádio do ABC, 15h30, contra o Londrina. Na rodada final do 1º turno, o Foz empatou lá no norte do estado, mas jogou bem melhor que o Tubarão.
BICHO GORDO
Soube que a diretoria tinha oferecido toda a renda do jogo final, caso o time tivesse derrotado o Toledo, na rodada anterior. Minhas fontes não confirmam se a proposta continua valendo, mas eu acredito que sim, já que as chances estão em pé.
É certo que a renda não será a mesma se o jogo valesse o título do turno, mas creio que vai render uma graninha boa, que fará muita diferença no bolso do elenco.
Vai, Furacão!!!
RETRANCA
Dificilmente, time que entra para empatar, sai de campo sem perder. A histria do futebol mostra muito isso. O time se arma com laterais e volantes defensivos e, se sofre um revés, dificilmente consegue se articular para o ataque.
Isso me preocupa na estratégia do Caçapa. Ele tem treinado com três volantes e orientando os laterais a reforçar a defesa. Parece ter se esquecido que o Foz só melhorou depois de ter abandonado o 3-5-2, adotado pelo set antecessor.
Para jogar no 3-5-2 ou com vários volantes, o técnico tem de ter muita segurança do que está fazendo, conhecer muito bem o elenco, ter um time entrosado e jogadores de qualidade para fazer cada função e saber a hora de ousar. Acho que não é o nosso caso.
Os jogadores que o Foz tem que desequilibram são atacantes; no mínimo meia-atacantes. Quando lembramos dos alas, Gilson e Alyson, pensamos em suas qualidades ofensivas.
Assim, acho a tática kamikase, que pode nos levar a mais um “quase”.
TORCIDA
De qualquer forma, vou fazer a única coisa que me cabe, no momento: torcer. E vou torcer com toda a força do meu “útero” para que o time provoque a fase Final. Depois, vamos sofrer para ajeitar o time para a decisão. Mas, o que interessa é o aqui e o agora. Se não passar pelo Londrina, o Foz morre na praia, de novo.
Dizem que para ser vitorioso temos de matar um leão por dia. No caso do Foz, a bola da vez é o Tubarão…
ENQUETE
O colega Esmael Morais está promovendo uma enquete em seu blog, sondando acerca da preferência do eleitorado para a escolha do próximo prefeito de Foz. Os nomes da lista são: Reni Pereira, Gilmar Piolla, Nanci Rafagnin, Chico Brasileiro, Sérgio Beltrame e Dilto Vitorassi – aqui escalados na ordem de votação do site.
O critério para a escolha dos nomes, não sei dizer, mas acho que tem gente que ficou de fora nesse apontamento. Chico Noroeste é um deles. De qualquer forma, já temos uma medição lançada.
No início, Reni estava disparado, com mais de 50% das intenções. Na manhã dessa sexta, Piolla mostrava uma reação incrível, subindo para 34% e derrubando a preferência do líder para 38%. Nanci tem 14%, Brasileiro 8%, Beltrame 4% e Vitorassi 2%.
NÚMEROS
Acho surpreendente que um site curtitibano tenha atraído tanto interesse de eleitores de Foz. Já foram registrados 5414 votos nessa enquete, um número respeitável para uma página que não costuma falar muito de Foz; é focada em assuntos curitibanos e outros de interesse estadual.
É certo que esse levantamento não terá muito parâmetro científico para que os virtuais candidatos possam se armar, mas sem dúvida mexem com a opinião pública.
Quanto aos votos de cada um, certamente são muito mais definidos por amigos e militantes do que por eleitores tradicionais, propriamente. Porém, diferente de outras enquetes vistas por aí, essa não permite que um mesmo computador vote mais de uma vez, ainda que em dias diferentes.
Quem quiser votar ou apenas ver os números é só acessar o Blog do Esmael: www.esmaelmorais.com.br .
ENQUANTO ISSO…
Depois de ganhar grande força no cenário nacional, com seus integrantes ocupando cargos importantes no Governo Federal, o PT paranaense decidiu que é hora de ser grande no estado. O partido já lançou o nome do deputado Ângelo Vanhoni como pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, em 2012. Também já se fala no nome da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, como candidata ao Governo do Estado, em 2014.
No projeto Prefeitura, o PT está de olho em alianças e pretende arrebanhar para si o respeitado Gustavo Fruet, que deixou o PSDB e deve integrar o PDT, que compõe a base aliada do PT nacional. Fruet seria o vice de Vanhoni.
Se acertar essa composição, o partido da estrela solitária vai ganhar força na briga, complicando os planos do governador Beto Richa, que tem compromisso com o parceiro Luciano Ducci.
Quem viver, lerá…
EM FOZ
Com essa articulação do PT estadual, vemos cada vez mais forte as chances de termos um candidato petista nas eleições municipais de Foz, ano que vem. Ainda que muito sutilmente, o governo do PT passou a ver Foz do Iguaçu com um pouco mais de atenção. Assim, a Fronteira pode ser considerada uma região estratégica para o partido, que pode almejar deter o seu comando.
O nome de Piolla é, no momento, o mais lembrado, em função de suas freqüentes aparições na mídia, por conta do forte trabalho que vem realizando à frente do Fundo Iguassu. Mas, há ainda quem aposte que o xerifão, Jorge Samek, é quem assumirá a briga. Ele esteve acompanhando de perto a articulação na capital e colaborou nas negociações.
Dos dois, um deve ser o “cara” do PT (ou da Itaipu) iguaçuense.
COMPOSIÇÕES
Samek e Piolla testemunharam que, em Curitiba, há uma preocupação latente em relação às composições para a disputa do prélio eleitoral. Na capital, além do posto de Prefeito, tem-se uma grande ambição quanto aos assentos na Câmara Municipal.
Em Foz, o PT se enfraqueceu muito nesse ponto, não tendo nenhum vereador atualmente. Também não se vê nenhum nome novo com força no partido. Não que eu me lembre. Assim, deve começar, doravante, um processo de aliciamento de lideranças que venham reforçar o time em Foz.
Tem gente querendo voltar. Outros querendo se posicionar embaixo do generoso guarda-chuva petista.
A eleição em Foz vai ser fascinante…
RÁDIOS
Como eu previa, parece que não deu em nada a briga dos empresários iguaçuenses contra as emissoras baseadas na Argentina. Eles não encontraram ninguém disposto a bancar as arbitrariedades já vistas, anteriormente. Os sérios representantes federais entenderam, como eu previa, que não têm competência para resolver a situação. Cabe às autoridades argentinas, se manifestarem, antes de tudo. No mínimo é uma questão que envolve diplomacia, e me parece que o Itamarati não vai querer se desgastar para resolver o problema de alguns empresários da Fronteira.
Então, continua tudo igual no “dial”…
Neste espaço Washington Sena conta um pouco sobre os bastidores da política e do esporte municipal e estadual. Esta coluna mantém um canal direto com o colunista Washington Sena. É o clickfoz@wsena.com.br.