Foto: Arquivo Pessoal |
Maria José El Saad é a nova presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher |
De acordo com a nova conselheira, a prioridade do Conselho é organizar a Conferência Municipal de Políticas Públicas da Mulher. “Nós vamos separar a Conferência Municipal em mini conferências de bairro, para levar a discussão até as bases”, esclarece.
As micro Conferências de bairro devem começar na primeira semana de agosto, e Foz do Iguaçu será a sede para a Conferência Regional de Políticas Públicas da Mulher. Maria José afirmou que o Conselho vai trabalhar conforme as proposições do Governo Federal em dez eixos temáticos, sempre trazendo a discussão para as questões da mulher na fronteira.
Outra preocupação do Conselho é reestruturar a Lei Municipal que diz respeito às Políticas Públicas da Mulher. “Precisamos rever a Lei e reestruturá-la para deixá-la mais democrática”, afirma. Na terça-feira (2) o regimento interno será votado em reunião do conselho e, a partir de então, começam as ações.
Entre os dez eixos temáticos propostos pelo Governo Federal o Conselho vai escolher para trabalhar primeiro nos que dizem respeito à realidade da mulher iguaçuense, abordar a questão da fronteira, da violência doméstica, exploração sexual, homofobia, saúde e trabalho da mulher.
Composição do Conselho – atualmente o conselho é composto por 23 entidades representativas. Todas elas ligadas direta ou indiretamente aos direitos da mulher. Mais informações podem ser encontradas no blog oficialdo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.