Na terça-feira (2), o volume de água nas Cataratas do Iguaçu chegou 11,5 mil metros cúbicos por segundo, quase oito vezes maior do que o normal, que é de 1,2 mil metros cúbicos de água por segundo. O aumento da vazão foi repentina, em um dia, de segunda para terça-feira a vazão das Cataratas pulou de 1,2 para 8,6 mil metros cúbicos de água por segundo.
Foto: Vilmar Machado/Clickfoz |
Quando a vazão está normal, o barco do Macuco Safari se aventura entre as quedas das Cataratas do Iguaçu |
Macuco – O departamento operacional do Macuco Safári informou em nota às agências e operadoras de turismo que, devido ao aumento repentino da vazão do Rio Iguaçu, por questão de segurança, o passeio terá sua operação interrompida. “O rio apresenta riscos para a navegação, pelas ondas e madeiras que tem descido com o fluxo”, informa. Os colaboradores do Macuco estão monitorando o fluxo de água e noticia que irá informar assim que a navegação esteja liberada. O passeio Selva continua operando normalmente.
Vertedouro – O Rio Paraná também apresenta uma alta vazão, o que deixa o espetáculo da usina de Itaipu ainda mais bonito. O vertedouro da hidrelétrica está despejando 2,5 mil cúbicos de água por segundo.
Com a previsão de mais chuvas, a tendência é de que a vazão aumente ainda mais em Itaipu e nas Cataratas.