Em viagem ao Equador para tratar da seleção de alunos para o processo seletivo 2012, o reitor Hélgio Trindade contou com o apoio das autoridades educacionais daquele país, iniciando as negociações com o diretor geral do Instituto Equatoriano de Crédito Educativo e Bolsas, Fabian Solano Moreno e sua equipe, que acolheu com entusiasmo a proposta de seleção de cerca de 50 estudantes.
Foto: Assessoria |
Professor Helgio Trindade em reunião com governo do Equador |
Em função da relevância da proposta apresentada pela UNILA, o reitor foi recebido também pelo secretário nacional de Planejamento e Desenvolvimento, o economista René Ramirez, principal assessor do presidente Rafael Correa nas áreas de educação e ciência e tecnologia, que assegurou as passagens aéreas para os alunos no deslocamento para a sede da UNILA, em Foz do Iguaçu.
Ainda em Quito, Trindade também assinou convênio de colaboração acadêmica com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Equador), representada pelo seu diretor, Adriam Bonilla. A maior sede da América Latina possui cursos de pós-graduação nas áreas de economia, relações internacionais, política, sociologia e antropologia social.
Com a Universidade Andina Simón Bolívar, o reitor discutiu as formas concretas de implementação do convênio já assinado este ano, que tem ênfase no intercâmbio de professores e pesquisas, assim como atividades conjuntas com a UNASUR visando a integração regional. Recepcionado pela equipe de assessores da secretária geral Emma Mejía, discutiu-se as diferentes formas de colaboração da UNILA com as linhas prioritárias da UNASUR.
Houve também uma reunião de trabalho com dois dirigentes do Conselho Nacional de Cinematrogafia, o diretor executivo José Luiz Serrano e Maria Tereza Galarza, para discutir a colaboração da entidade com o desenvolvimento da área de cinema na UNILA, assunto o qual demonstraram grande interesse em colaborar.
O reitor também foi convidado a proferir palestra no Conselho Nacional de Educação do Equador, em fase de organização. Finalmente, o embaixador do Brasil no Equador, Fernando Simas de Magalhães, manfestou todo o o apoio da Embaixada ao trabalho da UNILA e designou o conselheiro Igor Sant’Anna Resende para acompanhar as atividades do reitor em Quito.