A exemplo de outras cidades paranaenses, Foz do Iguaçu também está entrando no cenário das academias a céu aberto, voltadas para a terceira idade. Nesta quarta-feira (26) foi inaugurada a sétima no município, a primeira na Av. Mário Filho, no bairro Morumbi I.
Foto: AMN |
Academia na Av. Paraná foi uma das primeiras a ser instalada |
Os recursos para a construção das academias são financiados pela Caixa Econômica Federal (aproximadamente R$ 22 mil) e o projeto para os novos locais a receberem as academias foi aprovado pelo Ministério do Esporte. De acordo com o secretário de Esporte, Márcio Ferreira, alguns critérios para a instalação das academias devem ser levados em conta. “Posicionamento geográfico, proximidade com postos de saúde e a distribuição populacional”, explica.
As outras seis academias ficam localizadas na Avenida Paraná; no Gramadão da Vila A; na Vila C Nova, no Jardim Central, na Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo, e no Jardim Três Bandeiras. Porto Meira, Jardim Tarobá e Vila C Velha deverão ser os próximos bairros a receberem os equipamentos. Márcio Ferreira espera até o final de 2012, quando termina sua gestão como secretário municipal de Esportes, concluir 40 academias na cidade.
Embora ela seja voltada para a terceira idade, o prefeito Paulo Mac Donald garantiu que pode ser usada por todas as idades. Mas Ferreira alerta que as crianças devem tomar cuidado, já que os equipamentos não são voltados para elas. “Pedimos apenas para as crianças não usarem os aparelhos, pois podem se machucar. Por isso estamos elaborando outro projeto, que é a Academia da Primeira Idade, no Parque Remador”.