Uma pesquisa qualificada, feita pelo Instituto Qualibest com pessoas de todas as regiões do Brasil, revela que 95% dos entrevistados que conhecem Foz do Iguaçu pretendem voltar; e que 99% recomendariam a viagem para amigos e parentes.
“A pesquisa mostra um alto grau de satisfação com nossa cidade e aponta caminhos para que possamos melhorar ainda mais a imagem do Destino Iguaçu”, afirma o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Atrativos naturais são os que mais atraem os turistas para a cidade |
O estudo foi feito entre 14 de abril e 5 de maio, com 722 pessoas entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C, que costumam viajar pelo menos uma vez por ano. Do total de entrevistados, quase a metade (48%) já visitou Foz do Iguaçu.
Depois da indicação de parentes e amigos, a internet é o meio mais utilizado para obter informações sobre Foz do Iguaçu (48% do total), seguindo-se programas ou reportagens de TV (24%); publicidade ou propaganda (18%); e, em menor número, revistas especializadas e agências de turismo (17% e 15%, respectivamente).
“Cada vez mais, a internet e as redes sociais se tornam o principal meio de informação do consumidor de turismo. Temos que pensar em formas de comunicação com este público final”, diz Gilmar Piolla.
Um número alto (41%) dos visitantes respondeu que gostou de tudo em Foz do Iguaçu, com o destaque, depois dos atrativos, para o clima e a infraestrutura turística (restaurantes, gastronomia, organização).
Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz |
Estrutura da cidade também é agrada visitantes |
Eles apontaram, numa lista múltipla, que os locais mais visitados foram as Cataratas no lado brasileiro, depois as compras no Paraguai, o Parque das Aves, as compras na Argentina e as Cataratas no lado argentino.
Mas houve também críticas a aspectos como limpeza pública, acesso ao transporte público e trânsito.
Os visitantes também apontaram carências na cidade, na área cultural, e ainda disseram que faltam opções noturnas, como shows e restaurantes fora dos hotéis.