Search
Previous slide
Next slide

9 dicas de passeios para fazer com as crianças de graça em Foz

Previous slide
Next slide
Foto: Marco das Três Fronteiras

Verão, férias e crianças em casa. Para muitos pais, isso pode ser uma combinação estressante, já para outros, muito divertida, depende do ponto de vista!

E que tal passear com os pequenos de graça? Sim, existem atrativos em Foz do Iguaçu que não cobram entrada de moradores da região. Assim, você pode proporcionar as crianças umas férias divertidas, inesquecíveis e sem gastar nada. Que tal? Confira as dicas:

1 – Visita Panorâmica de Itaipu: Este é o principal passeio da Usina. Além da visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu. Horário: Todos os dias, das 8h30 às 17h.

Foto: Itaipu

2 – Ecomuseu: Uma volta ao passado conduzida por instalações e equipamentos que permitem interação e maior realismo à experiência. O espaço recria cenários que vão do período pré-histórico à povoação de Foz do Iguaçu e à construção da usina. Fotografias, peças e objetos da época ajudam a contar a rica história da Itaipu Binacional. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz toda a região trinacional. Horário: De terça a domingo, das 10h às 19h.

3 – Refúgio Biológico: Bem próximo aos equipamentos e colaboradores envolvidos na produção de energia, convivem jaguatirica, quati, jacaré, urubu-rei e serpentes. Essas são algumas das 50 espécies e dos mais de 960 gêneros de plantas abrigados no Refúgio Biológico Bela Vista. O passeio pela unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina, contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio.Em dois quilômetros de caminhada em uma trilha em meio à floresta nativa, a experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente. Horário: De terça a domingo, das 8h30 às 15h30.

Foto: Arquivo Itaipu

4 – Polo Astronômico: Viajar no espaço e se aproximar de estrelas, planetas e outros corpos celestes, dentro do Complexo Turístico Itaipu. A experiência sideral no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho reúne planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu – como poucos do gênero em todo o mundo. O interesse é despertado logo na entrada, no Espaço Universo, onde estão expostas réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar. Horário: Sextas e sábados, às 19h30.

Foto: Alexandre Marchetti

5 – Iluminação da Itaipu: O passeio Iluminação da Barragem já é bastante tradicional em Foz do Iguaçu: a energia produzida na usina se transforma em espetáculo durante a noite. Do Mirante Central, tenha a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em sincronia, o acendimento das luzes, que dão uma ideia da extensão de 8 Km da barragem. Horário: Sextas e sábados, às 20h30.

6 – Gramadão da Vila A: Para aproveitar o Gramadão, você pode organizar um grande piquenique em família, que tal? Leve uma toalha, frutas, biscoitos, sucos, bolos e tudo o que a criançada tem direito. Ainda da pra levar uma bola e se divertir com uma partida de futebol ou vôlei. O local, além de estar iluminado com o tema natalino, o que já é uma atração à parte, tem também uma boa estrutura com parquinho e banheiros.

7 – Templo Budista: O Templo Budista é um lugar que mantém viva a cultura oriental de Foz do Iguaçu. Com mais de 120 estátuas num espaço ao ar livre, o Templo é um lugar que transmite paz, aliado a uma beleza única: vista para a fronteira do Brasil com o Paraguai e um jardim onde os Budas recebem os turistas com boas energias. O Santuário, as esculturas e o harmonioso parque do templo ao céu aberto transmitem muita paz e equilíbrio, convidando-nos a meditar. É um verdadeiro passeio pelo Oriente sem sair de Foz do Iguaçu. Passeio não acontece as segundas-feiras.

Foto: Noeli Knop

8 – Marco das Três Fronteiras: O marco das três fronteiras é um obelisco feito de pedra, pintado com as cores do Brasil em um cenário impressionante, onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná. Essa cena emociona o visitante, que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. O Marco de Foz do Iguaçu possui uma loja de artesanatos, playground com excelente estrutura, lanchonete, labirinto repleto de desenhos em grafite, estacionamento e o mirante de observação. O local está aberto diariamente, mas o Show de danças acontece de terça a domingo.

9 – Praça da Paz (Natal): A Praça da Paz, localizada na área central da cidade, recebe o Natal de Foz. Com uma bela decoração, pais e filhos podem se divertir com a programação cultural, além de poderem participar da feirinha noturna de artesanato e gastronomia. Esta é a programação da Praça da Paz, para os dias 09, 10, 11, 12 e 13 de janeiro:

Foto: Prefeitura

Quarta-feira, 9

19h30 – Cantinho da leitura/ Contação de histórias (Janaína de Jesus) / Clown (Jordana) / Malabares (divino)/ Perna-de-pau (Thiago)

20h- Capoeira pedagógica

21h – Carol Ramalho

Quinta-feira, 10

19h30 – Cantinho da leitura/ Contação de histórias (Janaína de Jesus) / Clown (Jordana) / Malabares (divino)/ Perna-de-pau (Thiago)

20h – Capoeira pedagógica

21h – Kaburé Maracatu

Sexta-feira, 11

19h30 – Cantinho da leitura/ Contação de histórias / Clown (Jordana) / Malabares (divino)/ Perna-de-pau (Thiago)

20h – Afoxé Ogum Fumilyaó

Sábado, 12

19h30 – Cantinho da leitura/ Contação de histórias / Clown (Jordana) / Malabares (divino)/ Perna-de-pau (Thiago)

20h – Jazzcaré

21h – Canto em Canto (coral)

Domingo, 13

19h30 – Cantinho da leitura/ Contação de histórias/ Clown (Jordana) / Malabares (divino)/ Perna-de-pau (Thiago)

20h – Capoeira pedagógica

21h – Banda Rivo-Trio

Previous slide
Next slide