A Secretaria Municipal de Turismo divulgou o balanço dos investimentos e projetos desenvolvidos em 2014. Foi um ano muito positivo para o setor, com marcas históricas nas Cataratas do Iguaçu, Itaipu e Parque das Aves.
Veja os investimentos e projetos desenvolvidos que contribuíram para os bons números no ano passado.
1. Finalmente, o Marco das Três Fronteiras será privatizado…
Foto: Arquivo |
Marco das Três Fronteiras passará para a iniciativa privada |
A licitação de exploração do Marco das Três Fronteiras, que engloba o Espaço das Américas esta aberta. Em setembro, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu aprovou a privatização do atrativo. E já existe um projeto para um novo parque no local, com torres de observação e restaurante panorâmico. Com apoio do Fundo Iguassu, uma consultoria foi contratada para analisar a viabilidade da licitação. A abertura dos envelopes será realizada no mês de fevereiro.
2. …assim como o Centro de Convenções.
Foto: Arquivo |
Ceconfi também será privatizado, com a intenção de otimizar o potenical do espaço |
Também está aberta a licitação de concessão de uso e exploração do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O centro possui uma área de cem mil metros quadrados, sendo 31,8 mil metros de área construída formado por três pavilhões, dois estacionamentos e auditório. A empresa vencedora da licitação irá administrar a estrutura de eventos, já o prédio administrativo segue com o Ceconfi S/A, responsável pela fiscalização da execução do contrato. O objetivo da concessão é potencializar a exploração comercial do local atraindo novos eventos e aumentando o número de visitantes no destino Iguaçu.
3. Novos hotéis e atrativos turísticos
Foto: Adilson Borges |
Complexo Dreamland, onde estão o Museu de Cera, Vale dos Dinossauros e Maravilhar do Mundo, foi inaugurado no meio do ano passado |
Com novos empreendimentos na cidade, o setor turístico se destaca ainda mais nacionalmente. Esses novos investimentos estão em todas as regiões da cidade. Como os anúncios de construção de um novo shopping no corredor turístico da cidade. A rede hoteleira vem investindo na construção de novos hotéis, ampliação e reforma da estrutura já existente. Foz do Iguaçu encerrou o ano de 2014, com 27.588 leitos, com a construção de novos empreendimentos a expectativa é que a cidade oferte cerca de 30 mil leitos. Outro novo investimento que vem impulsionando o turismo na cidade é o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros, inaugurado em 2014, e que abriga atrações diferenciadas para entretenimento do público iguaçuense e dos turistas.
4. Recorde de visitantes
Foto: Arquivo |
Cataratas do Iguaçu, Itaipu e Parque das Aves atingiram marcas históricas em 2014 |
O recorde em número de visitantes é o reflexo dos novos investimentos na cidade. Esses números aparecem nos balanços apresentados pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu , que ultrapassou a marca histórica de 1.880.620 viajantes. Para 2015, com as reformas e ampliações feitas na estrutura do aeroporto, a meta é receber mais de dois milhões de passageiros. O Parque Nacional do Iguaçu também superou o número de turistas que não era superada desde o ano de 2012. Passaram pelo atrativo mais de 1.535.382 de pessoas. O Parque das Aves ultrapassou os 590 mil visitantes e Itaipu atingiu a marca dos 19 milhões.
5. Centro de Treinamento Coreia do Sul
Foto: Arquivo |
Concentração da seleção coreana foi em Foz do Iguaçu; treinos foram no Estádio Pedro Basso, totalmente reformado para a ocasião |
Foz do Iguaçu “acolheu” a seleção da Coreia do Sul. A cidade foi a casa da delegação da Coreia do Sul durante a Copa do Mundo. O município foi selecionado entre centenas concorrentes para ser o centro de treinamento, dos coreanos aqui no país. Para receber a seleção, o estádio Pedro Basso foi adaptado no padrão Fifa. Com a estadia da Coreia do Sul a cidade foi exposta positivamente pela mídia asiática, apresentando os pontos turísticos da Terra das Cataratas ao mundo.