Para que um determinado time se mantenha ativo, os patrocínios são essenciais, tanto para gerar renda quanto para fazer com que a imagem do time se fortaleça, tornando-o uma marca.
É por meio dos patrocínios que os times realizam eventos, recebem equipamentos e evoluem enquanto marca, construindo omarketing do time, para que os seus produtos oficiais tenham um grande valor diante dos torcedores.
Pensando nisso, listamos aqui os 5 patrocínios grandes do futebol que merecem ser relembrados.
5 patrocínios grandes do futebol que merecem ser relembrados
De modo geral, os patrocínios podem vir por parte de diversas marcas e empresas, sejam elas instituições financeiras, de ensino e até mesmo as casas de apostas.
A seguir, escolhemos os maiores patrocínios do mundo do futebol para relembrarmos e falarmos da sua importância e impacto no time. Vamos lá?
São Paulo e SportsBet.io
Um dos patrocínios que podemos listar aqui é o patrocínio entre o São Paulo Futebol Clube (SPFC) e o bet, site SportsBet.io. Atualmente, tem sido muito comum as casas de apostas se tornarem patrocinadoras dos times, já que ambas as empresas possuem a mesma paixão, que é o futebol.
Sendo assim, o patrocínio da SportsBet.io com o São se consolidou no dia 09 de julho de 2021, estando válido até o final do ano de 2024.
Dessa forma, as camisas do São Paulo Futebol Clube contam com a exposição da marca tanto nas costas quanto na parte da frente. E o melhor, o patrocínio se estendeu para o futebol feminino e também para o basquete, sendo considerado o maior patrocínio que o time possui até hoje.
Inclusive, a empresa também é patrocinadora de grandes times como o Arsenal FC, Southampton FC, Flamengo, Watford e também esteve presente na Copa Européia de Futebol (CONIFA).
Facebook Watch
Outro grande patrocínio do mundo do futebol foi com o Facebook Watch, que transmitiu a Copa Libertadores do ano de 2020.
O Facebook Watch, ferramenta de streaming de vídeos do próprio facebook, se popularizou entre os usuários das redes sociais pela facilidade de uso e por estar conectado às redes sociais. Assim, ter acesso aos vídeos preferidos tornou- se muito mais fácil.
Sendo assim, o patrocínio foi fechado com a Conmebol, que se pronunciou nas redes sociais afirmando que a parceria tinha o objetivo de dar acesso ao futebol para as pessoas, já que o esporte é uma das grandes paixões mundiais.
Flamengo
E claro, não temos como falar de patrocínios sem citar o Clube de regatas do Flamengo, que é um dos maiores times brasileiros.
Só neste ano de 2022, o Flamengo anunciou vários patrocínios grandes, como por exemplo, o contrato com a Havan, ABC da Construção e a PixBet, outra casa de apostas.
Atualmente, o clube possui o uniforme mais valioso do Brasil, contando com 8 patrocínios, que juntos somam mais de R$ 100 milhões de reais na receita do clube.
Palmeiras
Não podemos esquecer de falar dos patrocínios que o Palmeiras também possui, e podemos citar como os principais o patrocínio com a Crefisa e com a Fam, onde a primeira é uma instituição financeira e a segunda é uma instituição de ensino.
Ao total, os patrocínios que constam no uniforme do time totalizam mais de R$ 80 milhões de reais, gerando uma grande receita para o clube.
Vasco
E claro, não temos como falar do futebol e deixar os times femininos de fora. Inclusive, outro grande patrocínio que aconteceu recentemente foram as marcas Deixa Ela Treinar e a Atom S/A.
Assim, a marca Deixa Ela Treinar, produtora de roupa esportiva para mulheres e a Atom S/A, escola formadora de operadores para o mercado financeiro irão fomentar o desenvolvimento do esporte feminino.
A principal ideia dos dois patrocínios é agregar valor ao time e ainda financiar o esporte em si, por meio de alojamentos, testes físicos, uniformes, alimentação, vestuário e na produção de itens exclusivos e licenciados, fortalecendo o Vasco como marca e também como time.
Considerações Finais
Não tem como negar: os patrocínios fazem com o que futebol aconteça, e por isso, eles possuem grande importância, tanto para a realização de eventos quanto para a valorização do time como um todo.
Ou seja, quanto mais renomadas forem as marcas patrocinadoras, maior será o valor do time e melhor será a confiabilidade dele em relação aos torcedores.