Mais de 1.600 pessoas de 46 países já se inscreveram para o 2° Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que acontece de 29 de outubro a 1° de novembro, em Foz do Iguaçu. A maior parte dos inscritos é do Brasil, mas haverá representantes de países dos cinco continentes, entre os quais França, Afeganistão, Suíça, Estados Unidos, Cuba, Nigéria, Togo e Haiti.
Eles virão à fronteira para discutir de que forma cidades e regiões podem se desenvolver de forma sustentável, num contraponto à economia globalizada, que marginaliza amplos setores da população mundial.
Durante o fórum, haverá a apresentação de inúmeros casos de sucesso em desenvolvimento sustentável de municípios e regiões. Todos se baseiam na organização popular e arranjos produtivos locais, oferecendo produtos no mercado nacional internacional a preços competitivos, por serem desinflacionados do lucro exagerado praticado pelas grandes corporações.
O evento, que teve sua primeira edição na Espanha, é promovido pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.
SERVIÇO
2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local
Local: Mabu Thermas & Resort
Data: 29 de outubro a 1º de novembro
Informações e inscrições (gratuitas): www.foromundialdel.org