Após entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 16, o presidente interino da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Rogério Quadros, informou à imprensa que os cinco vereadores presos na Operação Pecúlio, irão tomar posse na próxima quarta-feira, 18, às 10h.
No último sábado, 14, às 8h15, Quadros foi notificado sobre a liminar do juiz Rodrigo Luiz Berti, da 5ª Vara da Fazenda Pública, sobre a situação da vereadora Anice Gazzaoui (PTN). O documento dizia que o presidente tinha 48 horas para marcar a data de posse da parlamentar. Caso a decisão não fosse cumprida, o mesmo teria que pagar multa diária de R$ 2 mil.
Na sequência, outra decisão judicial determinou a posse dos outros vereadores, que continuam presos preventivamente: Darci DRM (PTN), Edílio Dall’Agnol (PSC), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN).
12 dos 15 ex-vereadores da cidade foram presos durante a Operação Pecúlio no fim do mês de dezembro do ano passado. Dos seis reeleitos para este mandato, os cinco já citados permanecem presos preventivamente. Apenas Beni Rodrigues (PSB) foi preso temporariamente e já assumiu o cargo.
O presidente Rogério Quadros garantiu que a imprensa poderá acompanhar a posse, mas não confirmou se a presença da população será permitida.”Conversaremos com as forças de segurança sobre a liberação ao público. Após isso, poderemos dizer se será aberta ou não”, falou Quadros.