O Consórcio Sorriso vencedor do processo de licitação do novo modelo de transporte coletivo de Foz do Iguaçu assume o sistema na próxima quarta-feira dia 22. De acordo com o Foztrans, em razão do período de Natal e fim de ano, as mudanças vão ocorrer após um período de adaptação. As novas linhas com mais horários e os novos veículos entram em operação definitiva a partir do dia 14 de janeiro.
Saiba Mais
Especial sobre a problemática do Transporte Urbano em Foz do Iguaçu
Foto: Divulgação |
Detalhe de um dos novos ônibus que serão utilizados no novo transporte de Foz do Iguaçu |
Para que não haja transtornos, será desenvolvida nesta fase uma campanha de orientação aos usuários. “Estamos fazendo a implantação do novo sistema de transporte coletivo com um período de adaptação para que possamos informar aos usuários todas estas melhorias no sistema”, disse o diretor de Desenvolvimento de Transporte Público do Foztrans Fabiano Mayer.
De acordo com ele, a campanha será desencadeada nos próximos dias nos meios de comunicação da cidade, em outdoors e nos ônibus, além de reuniões com lideranças nos bairros para esclarecer as mudanças à população. “Acreditamos que até o dia 14 de janeiro os usuários já estejam informados dessas alterações e o novo sistema entre definitivamente em operação”.
O Consórcio Sorriso composto pelas empresas: Rafagnin Transportes; Transportes Urbanos Balan; Transportes Coletivos Pérola do Oeste Ltda.; Gatti & Weigand Transportes; e Viação Cidade Sorriso venceu a Concorrência Pública Nº.005/2010 realizada pelo Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Nova Frota e sistema – O novo sistema de transporte público será modernizado com 108 ônibus zero quilômetros e a otimização das linhas que irão beneficiar os usuários. Os novos ônibus são modernos e com elevadores para dar acessibilidade aos portadores de deficiência física. A implantação do novo sistema foi baseada no estudo realizado pelo município que melhora a frequência e diminui o tempo de espera dos usuários.
Frota – Além dos 108 ônibus novos serão utilizados 51 ônibus seminovos adquiridos recentemente. O edital exige que os veículos tenham no máximo oito anos e a média de quatro anos para toda frota. O novo sistema otimiza o transporte gerando uma economia de dois milhões de litros de combustível por ano.
Novos terminais – Serão construídos na sequencia quatro novos terminais (TTUs) de integração onde os passageiros poderão fazer a troca de coletivos utilizando a mesma passagem. Além dos TTUs o processo de licitação prevê que em breve a pessoa que estiver na mesma linha e utilizar o cartão da bilhetagem eletrônica possa utilizar a mesma passagem em outro ônibus, por um determinado tempo, para poder chegar ao destino final.