A partir de 30 de dezembro, o transporte de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu será feito exclusivamente pela frota da concessionária Cataratas S.A. Vans, táxis e ônibus de turismo estarão proibidos de entrar na área de conservação. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal.
O tema já vem de longa data, mas desde 2011 as discussões ficaram mais intensas, depois que uma onça foi atropelada e morta dentro do Parque dois anos antes.
Em agosto de 2012, quando a proibição de acesso estava para entrar em vigor, profissionais do setor fizeram uma série de manifestações em frente ao PNI.
Foto: Arquivo Clickfoz |
Taxistas, motoristas e guias de turismo fizeram protesto em frente ao Parque Nacional do Iguaçu em agosto de 2012 contra a proibição do acesso à área de conservação |
Com a nova decisão dos desembargadores, o Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu vai fazer uma reunião nesta sexta-feira, 6, para debater a questão. O encontro será às 19 horas, no Centro de Turismo (em frente ao Hotel Bourbon, na Avenida das Cataratas).
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli, a atitude tomada é preocupante. "Vai gerar desemprego. Não sabemos como será a reação desses profissionais. Mas é um desrespeito do Parque, porque não fomos consultados. Ainda é cedo para dizer, até mesmo porque ainda não nos reunimos, mas pode haver manifestação", adiantou.