Foto : Divulgação |
Com a definição do repasse do Espaço das Américas, a secretaria de Turismo já elabora um grande projeto com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguassu |
O prefeito Reni Pereira firmou com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz, a cessão de uso do imóvel onde está localizado o Espaço das Américas, na região do Porto Meira. As negociações que vinham sendo examinadas transferem as responsabilidades de uso e cuidado do Governo Estadual para o Governo Municipal de Foz do Iguaçu. Esta transferência tem um prazo consolidado de um ano, mas o município entrará neste período, com pedido definitivo de posse. A assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, na sede da Prefeitura.
O descaso com o Espaço das Américas fez com que o Governo Municipal solicitasse a exploração da área, que estava sob os cuidados do Estado. “Desde que constatamos o abandono do local, resolvemos agir porque entendemos que o município não pode ficar sem esta obra, que acrescenta no circuito turístico da cidade. O Espaço das Américas voltará a ser referência em Foz do Iguaçu”, explicou o prefeito Reni Pereira que comentou também que “a partir de agora tem como materializar a intenção de recuperar aquele local, tanto para os munícipes como para os visitantes. Não era um processo simples, envolvia dos entes federados, o estado e a união. Já queremos elaborar durante este um ano, um projeto de recuperação e viabilização daquele espaço”, finalizou.
O terreno que antes era da União e tinha seu espaço construído pelo Estado, teve sua construção física incorporada, isso quer dizer que hoje o terreno e a construção são bens federais, cedidos para o município. O Governo Municipal com a assinatura do acordo garante o direito de exploração do local por 12 meses. “O momento agora é de decisões de uso. Enquanto vamos arrumando o espaço físico, analisaremos as propostas de parcerias. E para garantir que o Espaço das Américas seja administrado pelo município estamos entrando com um pedido de posse definitiva”, ressaltou Reni.
Parcerias – Com a definição do repasse do Espaço das Américas, a secretaria de Turismo já elabora um grande projeto com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguassu, para a ocupação não só do espaço, mas de todo o Marco. “Estamos trabalhando no projeto para licitação, provavelmente concessão de um grande complexo turístico, com alguns novos atrativos, como a gastronomia”, disse o secretário Jaime Nascimento.
Espaço das Américas – Na parte externa do Espaço das Américas é possível observar a união dos três países, Brasil, Paraguai e Argentina, cortados pelos rios Iguaçu e Paraná. Inaugurado em 17 de janeiro de 1997, foi projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs. Tinha o objetivo de realizar eventos de temas políticos, empresariais, culturais e ambientais relacionados aos países do MERCOSUL. O espaço tem capacidade para receber até 400 pessoas.