Se procura pela segunda edição da Black Friday, que acontecerá entre os dias 29 e 4 de dezembro, clique aqui.
Na quinta-feira (10) saímos da redação com uma missão, colocar a prova a Black Friday em Ciudad del Este. Pegamos a primeira van do transporte oficial da ação, a expectativa era grande, afinal, algumas lojas prometeram até 70% de desconto em vários produtos.
De acordo com os organizadores, o principal objetivo da Black Friday é movimentar o comércio no Paraguai, mas se o ritmo continuar como no primeiro dia, o objetivo não será atingido. Não havia muita fila para atravessar a Ponte da Amizade e dentro das lojas o movimento era o de sempre.
Apesar de terem anunciado quase mil lojas cadastradas com o selo Black Friday, foi difícil encontrar tanta variedade assim. Muitas lojas não aderiram ao selo, e várias que estavam na promoção não estavam cumprindo os descontos. Foi normal ver estabelecimentos ofertando produtos com apenas 5% ou, no máximo 10% de desconto, diferentemente do que foi anunciado.
A repórter Mariana Serafini fez um diário de bordo do primeiro dia da Black Friday, confira:
Marcas – Se você está à procura de marcas famosas, a Black Friday não suprirá suas expectativas. Não achamos os produtos mais cobiçados em oferta. A maioria está colocando o desconto em produtos de marcas desconhecidas ou pouco conhecida.
Tablets – Os tablets de marcas como Mox, Back, Midi, e outras chinesas acabam compensando, a Sulamericana, por exemplo, está ofertar um número específico de tablets Bak por dia com um bom desconto. A Mega Eletrônico colocou desconto de até 40% em tablets da mesma marca. Além disso, a loja fez uma promoção especial nos aparelhos televisores, algumas pessoas conseguiram levar TV de plasma da marca Sony com até 50% de desconto. A promoção também é válida para um determinado número de aparelhos por dia.
Apple – Achamos iPads com 20% de desconto na Monalisa. Já a Master 10 – loja que mais está investindo em propaganda – não encontramos nada em promoção. Uma rápida checagem com uma vendedora, não foi possível achar nada na promoção. Na galeria Jebai Center, a loja Cell Motion está ofertando iPhone 3Gs com 20%. Já na Nave Shop a promoção está valendo a pena, a loja está promocionando iPad 2 com até 40% de desconto e 50% em MacBook Air.
Outras marcas – Samsung, Motorola, LG, Nokia, Blackberry estão longe de entrar na promoção. Não encontramos nenhuma promoção em dezenas de lojas que conferimos.
Cosméticos – Nas lojas que pesquisamos os preços, como na La Petisqueira, Monalisa, Elegância, Amadeus, Vip, Americanas, não estão colocando produtos de marcas famosas em oferta. Ou seja, o que vimos nas bancas com 30%, 40% de desconto são perfumes de marcas completamente desconhecidas. A Nave Shop mais uma vez se destaca ao fazer promoções relâmpagos. De hora em hora a loja anuncia descontos de até 50% de desconto em perfumes e cosméticos de marcas conceituadas como Gucci, Hugo Boss, Lacoste, Kenzo, Azarro, Cacharrel, entre outras.
Foto: Garon Piceli |
Na maioria das lojas o desconto praticado foi pequeno em produtos pouco conhecidos do grande público |
Quem está em busca de maquiagem, não vai encontrar Mac, Yves Saint Laurent, Chanel, em promoção. A Monalisa, porém, ofertou poucos produtos L’oréal e Milani. A Elegância está dando apenas 15% de desconto em poucos produtos; novamente a Nave Shop selecionou cores e modelos de determinadas marcas e colocou um ótimo desconto. É possível comprar bases Revlon por U$5, ou maquiagens L’oréal com 20%, 30%.
Relógios e Óculos – A Casa Spaltec selecionou alguns produtos de várias marcas e montou bancadas de promoções, mas os preços não ficaram muito claros ao consumidor porque não faz o comparativo com o preço real do produto e o desconto ofertado. Lá é possível encontrar Marc By Marc Jacobs por U$120, Swatch por U$100, Guess por R$200, mas são poucos modelos e não é possível ver o preço original. A Nave Shop também está fazendo promoções relâmpagos de relógios e óculos, é possível comprar óculos com até 40% de desconto, e relógios com até 50%.
Acessórios femininos – Bolsas e calçados de marca não estão com bons descontos, mas produtos de fábricas alternativas podem ser comprados com mais de 50% de desconto. A loja S.A Shop está dando desconto de até 50% em bolsas, já a NaveShop ofertou bolsas a 40% off e montou uma bancada de produtos a U$10. Monalisa não colocou bolsas em promoção, nem calçados.
Roupas – Novamente, para quem procura por etiquetas famosas, os descontos não são compensadores. Tanto na Monalisa quanto na Nave Shop é possível encontrar camisetas das marcas Tommy, Hollister, e Lacoste, por exemplo, com 20% de desconto. Mais um ponto positivo para a Nave Shop que investiu nos descontos das marcas esportivas, camisetas Nike e Adidas, por exemplo, são facilmente encontradas com 30% e até 70% de desconto. Outras lojas menores que também vendem marcas renomadas não colocaram os produtos na promoção.
Utilidades Domésticas – Muitas lojas conhecidas como “auto serviço” estão aderindo a promoção e colocaram uma grande variedade de produtos com preços baixos. É possível encontrar produtos para cozinha, ou ferramentas com até 50% de desconto. Há também uma gama de produtos de decoração. Algumas lojas disponibilizam produtos com até 70% de desconto, normalmente tapetes e abajures. Outras coisas como lustres, ou acessórios mais sofisticados não entram na promoção.
Foto: Garon Piceli |
Foi difícil encontrar avisos informativos sobre o real desconto, porém depois de rodar em várias lojas encotnramos na Mega Eletrônicos |
Games – Pesquisamos algumas lojas e não encontramos nenhum dos modelos mais cobiçados em promoção. Playstation 3, Nintendo Wii e XBox estão a venda, mas nada de descontos.
Várias lojas no shopping Vendôme estão colocando televisores com até 50% de desconto. A Sulamericana colocou notebook da marca HP com U$100 off, a loja MegaEletrônico promete uma grande promoção por dia, na quinta-feira foram os televisores, eles não anunciaram ainda qual será a promoção de sexta-feira (11).
Bebidas – Achamos ótimos descontos nas bebidas alcoólicas. Lojas como La Petisqueira, Macedônia, Monalisa e NaveShop chegaram a dar até 40% de desconto em bebidas. Uisques foram os produtos mais ofertados.
Opinião do consumidor – conversamos com pessoas nas ruas e a opinião é quase unânime: “Esperávamos mais”; “Viemos ontem pesquisar os preços e hoje tem loja colocando produto com valor mais alto”; “Não encontrei produtos das marcas que eu realmente queria na promoção”; “Acho que não valeu muito à pena”. No primeiro dia de Back Friday o consumidor não saiu muito feliz, a expectativa é que nos três dias seguintes as lojas melhorem as ofertas.