Queridos ouvidos!!!
A missão de hoje não é fácil, citar músicas que embalaram os casais em diferentes décadas. São tantasssssssssssssssss… Não adianta torcer o nariz, essa semana é dedicada aos apaixonados e a coluna mais antenada do ClickFoz não ficaria de fora do “Especial Dia dos Namorados”.
Contudo, os solteiros podem ficar tranquilos que também tem uma lista para vocês. Mas, de qualquer forma, vale a pena conferir todas as canções porque nunca se sabe quando precisará soltar a voz para impressionar o amado ou a amada.
Para começar nossa viagem musical, “Carinhoso”, um clássico composto por Pixinguinha supostamente em 1917. Existe uma polêmica em relação a data da composição, mas não vem ao caso. O que importa é que muitos casais da década de 20 começaram seus romances com essa trilha sonora.
Nas décadas de 40 e 50, a boemia toma conta do cenário musical. Melodias doces e apaixonadas invadem boa parte da programação das rádios, como as canções “Esse seu olhar” (1959) e “Eu sei que vou te amar” (1958).
Avançando mais um pouco, chegamos a década de 60, mais precisamente no ano de 1967, data em que Roberto Carlos compôs “Como é Grande o meu amor por você”. A canção foi regravada por Tânia Alves, Zizi Possi, Adriana Calcanhoto, Maria Creuza e até Hebe Camargo (e mais outras dezenas de vezes) e tem presença certa naas cerimônias de casamento até hoje.
Ainda nessa década, no cenário internacional The Temptations bateu todos os recordes de venda e execução nas rádios com a música “My Girls”. Apesar de passados quase 50 desde sua composição, vários artistas ainda regravam a canção. Inclusive, uma das versões mais recentes fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo.
Impossível pensar no cenário musical brasileiro na década de 80 sem lembrar em nomes bandas como Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e, principalmente, Cazuza. O músico que morreu jovem nunca teve a pretensão de ser poeta, apesar do público e da crítica insistir em rotulá-lo como tal. Cazuza queria traduzir em música os sentimentos que se digladiavam em seu coração e a velocidade frenética de seus pensamentos. Apesar da sua postura desregrada e sem o menor preciosismo, produziu canções irretocáveis, que cativaram o País. Cazuza transitava da crítica social, com canções como “Ideologia” para declarações de amor genuínas como “Codinome Beija-Flor”.
As baladas românticas internacionais também estiveram em alta nos anos 80 e 90. Cantores como Bryan Adams, Elton Jhon, Jim Diamond, Marvin Gaye e Roxette estavam no topo dos artistas mais famosos.
Preparem os lenços…
Momento sertanejo, no Coisas do Som. É hora de citar a canção “Estou Apaixonado”, de João Paulo. Já deve ter ouvido alguém cantarolando trechos dessa música por aí: “Estou apaixonado/Que este amor é tão grande/Que estou apaixonado/E só penso em você/A todo instante…”.
Outra canção obrigatória é “Fogo e paixão”, do Wando. Ícone é ícone, não tem como ignorar, mesmo que seja o ícone da música brega. Para quem esqueceu a letra, vai aí um trecho do refrão para cantar junto: “Você é "sim"/E nunca meu "não"/Quando tão louca/Me beija na boca/Me ama no chão…” o/ o/ o/ o/
Wando foi pesado, né? Tá bom, voltamos à nossa programação normal! 😀
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});
Nota: excepcionalmente essa semana nosso colunista André Vinicius não participa da Coluna Coisas do Som porque está ocupado cuidando do presente para a sua esposa (pelo menos a equipe do @ClickFoz espera que esse seja o motivo do seu sumiço).
Agradecimento: essa coluna foi produzida com o apoio musical de @aalyssonbr, leitor assíduo do @ClickFoz. A participação do público é mais do que bem vinda, faz parte do DNA do Portal. Obrigada!