Search
Previous slide
Next slide

Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu amplia horários de atendimento até as 20h

Previous slide
Next slide

Fotos: Agência Municipal de Notícias
Postos de Saúde terão horários de atendimento ampliados

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu vai ampliar a partir de março o horário de atendimento nos núcleos de saúde das cinco regiões da cidade, que passam a funcionar até as 20 horas. O anúncio feito no sábado (13) pelo prefeito Paulo Mac Donald, durante o programa de rádio, faz parte do plano de reformulação e ampliação dos horários nas unidades de saúde. A extensão do serviço prestado à população está sendo possível através dos ajustes administrativos e aplicação da carga horária de 40 horas semanais dos servidores, conforme previsto no concurso público.

 

“A proposta é que em todas as regiões da cidade, um posto tenha o horário estendido”, informou o secretário de Saúde Luiz Fernando Zarpelon. Ao todo são 27 unidades de saúde mantidas pelo Município. Em alguns locais, as unidades já funcionam com horário diferenciado. Os demais postos de saúde também vão manter o horário atual ou ampliar, com exceção de apenas três unidades, duas de pequeno porte, que terão uma hora a menos de funcionamento porque a demanda é mínima.

A ampliação do horário de atendimento considera a densidade populacional e também a contratação de novos médicos em concurso recente. Além dos núcleos funcionando até as 20h, nas unidades básicas de saúde o horário de atendimento será mantido, inclusive nas que ofertam atendimento também no horário de intervalo para o almoço.

O posto da Vila Yolanda e a Unidade de Saúde do Jardim América vão abrir inclusive aos sábados, o que antes não ocorria. "Além disso, haverá maior assistência por parte dos médicos. Até o início de fevereiro, esses profissionais atendiam 16 consultas e iam embora. Então, muitas unidades ficavam abertas, mas sem médicos, realidade que muda a partir do concurso para o cargo de médicos feito pela Prefeitura”, disse Zarpelon.

Atualmente, 31 médicos já cumprem a jornada de oito horas por dia. Com o concurso este número sobre para 42, além dos que já trabalham por quatro horas como pediatras, ginecologistas e clínicos. "Esta nova realidade vai aumentar a quantidade de atendimentos e a capacidade de resposta das unidades", avaliou o secretário.

Para o secretário, com as mudanças os pronto-atendimentos voltam a cumprir o seu papel principal, que é atender aos casos de urgência, casos com risco de vida e nas situações em que a condição, se não atendida prontamente, pode trazer consequência ao paciente. "Essas estruturas ficarão reservadas para as pessoas que precisam de atendimento que exige complexidade maior e para atender pacientes nos horários em que as unidades de saúde estão fechadas, nos feriados, nos sábados, domingos, à noite, de madrugada".

Para conferir os novos horários de atendimento dos postos de saúde em Foz do Iguaçu, clique aqui.

Previous slide
Next slide