No início da manhã, Cartes acompanhado da ministra do Turismo, Marcela Bacigalupo, participou da abertura do Shopping Jesuítas Plaza, localizado no Km 8. O novo centro comercial é um convite para viajar no tempo até a era colonial. A arquitetura do empreendimento é inspirada nas antigas construções de Assunção.
O local tem três arcos jesuíticos inspirados na Missão de Jesus de Taravangüe, obra de uma família paraguaia de artesãos; além de uma escultura de Diego Céspedes, baseada na Missão Jesuíta de São Cosme e Damião em que o artista coloca o Paraguai, no centro do palco mundial. O projeto custou 30 milhões de dólares. O shopping dispõe de 20.000 metros quadrados e tem 10 andares.
Cartes também esteve na inauguração do Porto Turístico fluvial, que liga Porto Franco (PY) a Porto Iguaçu (na Argentina). A cidade paraguaia recebeu pela primeira vez o Kattamaram Victoria Austral. O barco cinco estrelas percorrerá águas do município argentino, além do Salto del Monday (PY) e Moisés Bertoni. O novo atrativo deve atrair principalmente os turistas que visitam o Salto Monday, o que gerará empregos para a população da região. Esta iniciativa tomou forma após 14 anos de esforços e custou 1,2 bilhões de guaranis, cerca de 800 mil reais.
O presidente também esteve na abertura da Mesquita do Leste, construída por membros do Centro Árabe Islâmico Paraguaio.
A imponente mesquita está localizada em Alejo Garcia, avenida de Ciudad del Este e torna-se uma atração turística, além de centro de peregrinação para a comunidade islâmica.
Ela foi concluída em um período de quatro anos com a contribuição de mais de 7 mil muçulmanos árabes que vivem em Ciudad del Este e cerca de 20 mil que residem na tríplice fronteira. O custo da construção foi estimado em 1 milhão de dólares.