Pelo segundo ano consecutivo os quenianos dominaram a Meia Maratona das Cataratas, tanto na categoria masculino, quanto no feminino. Entre os homens, o vencedor foi Mark Korir, quebrando o recorde da prova, em 1h01min21seg. O segundo colocado foi o também queniano Edwin Kipsang Rotich (1h01min27seg). O brasileiro Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento, ficou na terceira posição, em 1h01min40seg.
Foto: Bruno Zanette |
Momento da largada geral que aconteceu exatamente às 9h |
Primeiro colocado, Mark Korir fez um tempo de 01:01:21 |
Pelas mulheres, pódio inteiramente do Quênia. Nancy Jepkosgei Kipron foi a vencedora. Ela cruzou a linha de chegada em 1h11min40seg. Na segunda posição chegou Sara Ramadhani Makera (1h12min08seg) e Leah Jerotich em terceiro, com 1h13min09seg. A melhor brasileira na corrida de pouco mais de 21 km foi Roselaine de Souza Silva, do Cruzeiro.
Pela primeira vez a prova reuniu mais de 2,7 mil atletas, e começou por volta das 9h. Além disso, não foi só o horário da largada que mudou. A data da corrida passou de julho para maio, evitando dessa forma o frio mais intenso na região. Para Giovani dos Santos, o clima estava muito bom e foi um obstáculo a menos enfrentado por ele.
Foto: Garon Piceli |
Nancy Jepkosgei Kipron fez um tempo de 01:11:40 e garantiu o primeiro lugar entre as mulheres |
“Fiquei até feliz de correr hoje sem plástico. Ano passado precisei colocar plástico nas pernas por causa do frio, sou muito sensível à baixa temperatura, não me dou muito bem no frio, mas este ano teve uma temperatura boa e todo mundo vai falar desse clima. Já é um obstáculo a menos, a gente não precisa pensar tanto no frio e evita o risco de lesão”, avaliou o melhor brasileiro colocado na prova.
Segundo o diretor-técnico da Meia Maratona das Cataratas, Tadeu Natálio, apesar da mudança do percurso – em dois anos sendo disputado inteiramente dentro do Parque Nacional do Iguaçu – a prova continua tendo um ritmo rápido.
Foto: Rafael Guimarães |
Corredor da prova em trecho com a sensacional visão das Cataratas do Iguaçu |
“A matemática não mente. Não tem como você acionar um relógio e ele ser mais rápido ou mais lento. Isso pra nós é bom e mostra que a mudança de percurso, apesar de ter algumas curvas acentuadas no retorno, que aparentemente diminui a velocidade do atleta, mas não alterou em nada. A prova continua rápida, alegre, bem dinâmica e onde existe uma confraternização pelo fluxo de ida e volta dos atletas e isso ficou maravilhoso. Acho que de cada dez, dez vão gostar do percurso”, comemora um dos organizadores do evento.
A Meia Maratona das Cataratas também contou com a presença especial do ex-jogador de vôlei e apresentador do Esporte Espetacular da Rede Globo, Tande. Ele gravou imagens para uma reportagem especial, que deve ir ao ar para todo o Brasil no domingo, 2 de junho.
Resultado 7ª Meia Maratona das Cataratas (5 primeiros)
Masculino:
1) Mark Korir (Quênia), 1h01min21s
2) Edwin Kipsang Rotich (Quênia), 1h01min27s
3) Giovani dos Santos (Brasil), 1h01min40s
4) Ismail Juma Gallet (Tanzânia), 1h02min44s
5) Franck Caldeira (Brasil), 1h03min17s
Feminino:
1) Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia), 1h11min40s
2) Sara Ramadhani Makera (Tanzânia), 1h12min08s
3) Leah Jerotich (Quênia), 1h13min09s
4) Maurine Kipchumba (Quênia), 1h15min29s
5) Meseret Legese Biratu (Etiopia), 1h15min41s
Confira a nossa cobertura completa, em vídeo: