O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, está formando as primeiras turmas nesta edição de 2010. São cerca de 1.200 estudantes que foram orientados por policiais militares a como lidar com as tensões e resistir às pressões dos colegas a consumir álcool, cigarro e até drogas.
As aulas do Proerd são realizadas uma vez por semana. Durante 45 minutos os policiais militares que coordenam o programa trabalham com dinâmicas sobre a prevenção às drogas e lições de reforço de auto-estima. Os estudantes aprendem também sobre como escolher um bom amigo e a importância da estrutura familiar. Nesse primeiro semestre o curso foi ministrado em 18 escolas municipais de diversos bairros da cidade.
O trabalho é realizado com as turmas de quarta série, com idade entre nove e doze anos, intencionalmente. O objetivo é ajudar na fase de transição da criança para a adolescência. Esse é um período de descobertas e sem uma orientação profissional e também apoio familiar eles podem acabar se envolvendo tanto com as chamadas drogas lícitas como álcool e cigarro, além das ilícitas.
Proerd – Versão brasileira do programa norte americano D.A.R.E – Drug Abuse Resistance Education e está implantado em Foz do Iguaçu desde 2001. Realizado em parceria com a secretaria municipal de Educação, policiais militares e apoio da secretaria municipal da Juventude, Trabalho, Antidrogas . A participação dos PMs como educadores sociais proporcionam uma ligação com a comunidade escolar e fortalece a parceria da Polícia Militar com a escola e família.