Antes de iniciar a preparação para qualquer tipo de corrida ou atividade física, é sempre muito importante ter todo o tipo de avaliação médica. Para evitar problemas futuros de saúde, o jornalista e participante do Desafio Iguassu Night Run, Bruno Zanette, fez a primeira parte dos exames cardiológicos recomendados durante a prática esportiva.
O exame ocorreu na tarde de terça-feira (12), no novo prédio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, inaugurado em dezembro de 2010, e quem atendeu Bruno foi o médico cardiologista Eduardo Martins.
Foto: Luis Henrique Scheffer |
Em um primeiro momento, o médico verificou a pressão arterial do participante, além dos batimentos cardíacos do futuro corredor |
“O Bruno é um paciente jovem, os batimentos cardíacos estão normais, assim como a pressão arterial e em ritmo regular. Um paciente, aparentemente bem nutrido, corado, hidratado. Um paciente saudável”, afirmou o médico.
No entanto, isso não quer dizer que Bruno ainda esteja totalmente preparado para os oito quilômetros que irá encarar na corrida noturna do dia 6 de agosto.
“Falta ver agora a questão do sedentarismo, e realizar as atividades físicas até o dia da prova, após os exames solicitados”, disse o doutor Eduardo Martins. Os exames citados por Martins fazem parte do que ele chama de “Avaliação de Pré-Participação”. Essa avaliação, segundo Martins, é feita no atleta ou na pessoa que quer ser um desportista e precisa começar atividades físicas, ainda que leves.
“A pessoa precisa fazer um teste de esforço, um teste ergométrico, para ver se o paciente tem arritmia, se apresenta hipertensão arterial no esforço. Esses testes fazem uma espécie de simulação do que poderia acontecer na corrida”, explicou Eduardo.
Bruno, que tem 1,66 m e pesa 52 kg, inicia os testes na próxima segunda-feira (18), no mesmo hospital.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});