“Quem escuta o som pronto não tem noção da correria por detrás de tudo isso. Ficam cobrando no Twitter, no Orkut pra sair logo, mas não sabem como é a rotina. Ficamos felizes, por que isso mostra ansiedade para ver o trabalho feito, mas não fazem idéia do tanto que corremos”. A declaração é do guitarrista da Anchor, Rodrigo Maia. Prestes a finalizar o seu primeiro full lenght (álbum cheio), a banda abriu as portas do seu home studio para a coluna Coisas do Som conhecer um pouco da rotina de gravação do sucessor do EP ‘Test Of Time’, de 2009, ainda sem nome definido.
Fotos: Augusto Conter |
Os guitarristas Guilherme Barreto e Rodrigo Maia gravando as guitarras da música This Addiction no estúdio caseiro da banda |
A Anchor é uma das bandas mais pesadas da terra das Cataratas. Hoje, prestes a completar dois anos de carreira (começaram em março de 2009), quatro dos cinco membros estão com as faculdades trancadas. A atenção está toda voltada para a música e para o lançamento do novo álbum, que tem a parte das gravações prevista para acabar em 15 de fevereiro.
Para tanto, a banda está recordando instrumentos todas às terças, quintas e sábados no seu estúdio caseiro: uma sala com aproximadamente 3 metros de largura por 6 de profundidade na casa de Guilherme Barreto. Nela, apertam-se os instrumentos, os membros da banda e um Macintosh com o programa Logic Pro gravando tudo.
Além de baixista, Bruno Barreto faz o papel de editor de áudio no estúdio da banda |
Do estúdio caseiro de Barreto, o conteúdo registrado pela Anchor seguirá para a Inglaterra, onde o produtor Chris Monday fará a masterização e a mixagem do material. No estúdio em Foz do Iguaçu, quem faz o papel de técnico de som é o baixista Bruno Barreto. “Fui aprendendo [a lidar com técnicas de gravação] na marra. Comecei com minha ex-banda, Six Penny. Poderia até fazer a mixagem e a masterização eu próprio, mas o som não teria a qualidade que buscamos. Então, preferimos investir no Chris, que está começando na função mas já produziu algumas bandas que consideramos muito boas”, revela.
A Anchor fez o todo o contato com o produtor via MySpace e a aproximação deu certo por eles cantarem em inglês. Quem tem dúvidas se esse casamento virtual pode dar certo é só escutar o single ‘Vindicated’ no Myspace da Anchor. Essa já teve o toque do produtor na mixagem e masterização. A banda mantém contato constante com Chris e ambos prevêem o lançamento do disco para o fim de março.
"Se juntarmos o tempo que passamos realmente gravando, não dá 4 semanas. Um disco demora mais é na produção", afirma o guitarrista G. Barreto |
Bem centrada no que deseja, a Anchor já soma 5 músicas totalmente gravadas para o lançamento desse álbum completo, que virá com onze faixas. Dessas, duas são regravações do EP ‘Test Of Time’: “This Adiction” e “Inhaling Void”; porém “com qualidade melhor e uma roupagem nova”, diz Maia. “Essas músicas não podiam ficar de fora. São a nossa cara”, diz, justificando a reprise delas.
Vídeo gravado em janeiro de 2011 onde a banda deu voz ao baterista estreante para contar sobre a experiência de gravar com a Anchor