Com a presença de atores de renome nacional como Kayky Brito, Ana Rosa, Elke Maravilha, Luciano Szafir e elenco de apoio com 60 atores locais, o espetáculo levou ao público cenas emocionantes, em cinco palcos armados no complexo instalado na barranca do rio do Paraná. Ao longo de duas horas , famílias inteiras acompanharam o calvário de Jesus Cristo, vivido por Kayky Brito. “Viver Jesus é uma honra muito grande, e estar aqui é sensação poderosa, por ter essa paisagem tão rica”. Os painéis preparados pelo artista plástico Wladimir Zanata transportaram os espectadores a uma verdadeira viagem no tempo. “Buscamos transmitir realismo ao público e ganhamos força com a atuação dos artistas”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, o Cantor, idealizador do espetáculo.
Luzes, efeitos de som e um show pirotécnico contribuíram para incrementar uma das mais encenadas passagens bíblicas. Szafir, que atua nas encenações ao redor do país há mais de 17 anos, revelou que a cada montagem a emoção é diferente. “Cada diretor põe um pouco de si, por isso o texto nunca é igual”.
A montagem apresentada em Foz, foi assinada pelo diretor Cesar Crispim, com experiência de 20 anos somente com espetáculos desse gênero. “Os desafios foram muitos e cada cidade apresenta suas características, por esse motivo presenciar a Paixão é sempre uma nova experiência”.
Quem acompanhou de perto confirmou. “Sensacional e emocionante, nunca tinha visto nada parecido. Foi tão bonito que a chuva cessou e fomos brindados com uma lua cheia para celebrar essa encenação”, disse a espectadora Rosani Borba.
A impressão foi a mesma para a aposentada Palmira de Almeida, que levou a família para o espetáculo. “Trouxe todos de casa, porque acho muito importante ter essa reflexão na semana Santa. Trazendo as crianças e os adultos, todos entram no clima”. A taxista Marli Hahn estava emocionada. “Maravilhoso, tudo muito bonito, se puder, volto amanhã com a família”.
Para os religiosos presentes a noite foi de reflexão. “A Semana Santa nos traz essa possibilidade, de refletir e nos aproximar de Cristo. O que tivemos aqui não foi apenas uma manifestação cultural, mas também de fé e alegria. A cidade merece”, disse o padre Donatien Desire, da paróquia Menino Jesus. Também estiveram presentes autoridades, como o prefeito Reni Pereira.
No encerramento do espetáculo, a população também aproveitou para visitar o atrativo, reformado recentemente. “O espetáculo foi perfeito para o que desejamos com a reformulação do Marco, que é reaproximar as pessoas. Queremos voltar a associar o marco á história da cidade e ao cotidiano de quem vive aqui, por isso encontramos no evento uma maneira de demonstrar isso através da parceria”, disse o administrado do espaço, Adélio Demeterko.
A encenação acontece novamente na noite dessa quarta-feira, às 20 horas no mesmo local. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na entrada de acesso ao Marco, a partir das 18 horas.