Na última quinta-feira, 18, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou que importantes pontos da cidade passem à iniciativa privada. São eles: Centro de Convenções (Ceconfi), Marco das Três Fronteiras, Espaço das Américas e Rodoviária.
O presidente do legislativo, Zé Carlos, declarou que a medida é necessária porque a administração municipal se mostrou "incapaz".
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Espaço das Américas está abandonado e destruído há anos |
Centro de Convenções
A privatização do Centro de Convenções vem sendo discutida desde janeiro. A lei sancionada prevê que a empresa vencedora da licitação poderá explorar o local por até 30 anos, podendo prorrogar esse período por igual ou menor período.
Foto: Arquivo |
Centro de Convenções é considerado um "elefante branco" do município |
Marco das Três Fronteiras e Espaço das Américas
Essa conversa também não é de hoje. Desde março esses espaços estavam para passar à iniciativa privada e, em julho, um projeto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) em transformar o local em um novo parque já teria chamado a atenção de três grupos econômicos.
Foto: Arquivo |
Projeto propõe transformar Espaço das Américas e Marco das Três Fronteiras em um novo atrativo turístico de Foz do Iguaçu |
Rodoviária
O edital de concessão da rodoviária deverá ser publicado em novembro. Atualmente administrado pelo Foztrans, o terminal registrou 458.850 mil desembarques em 2013. A empresa que vencer a licitação deverá investir na modernização e ampliação do local.