Uma das igrejas evangélicas mais tradicionais do mundo, a Igreja Luterana, sob a denominação de Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), realizará entre os dias 16 a 21 de janeiro o 42º Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) em Foz do Iguaçu.
Letícia Roese, vice-secretária do conselho geral da JELB, explica que a JELB dentro da Igreja Luterana é a organização auxiliar mais antiga da IELB, com 85 anos e teve início no Rio Grande do Sul vinda dos Estados Unidos, da Walther Liga.
O congresso nacional da JELB acontece de dois em dois anos. O último evento foi realizado Caldas Novas (GO). A cada congresso os jovens se reúnem em plenária onde escolhem o próximo conselho geral. Em Caldas Novas foram escolhidos os integrantes de Foz do Iguaçu, Maringá, Guarapuava e Curitiba, que prontamente pensaram em Foz do Iguaçu para sediar o próximo congresso.
“Foz do Iguaçu é uma cidade que conta com uma estrutura muito boa para eventos e uma das mais visitadas do Brasil. Conta também com maravilhosos atrativos naturais”, conta Letícia Roese sobre a escolha de Foz para sediar o evento.
A vice-secretária do conselho geral da JELB ainda conta que no começo os contatos para realização do mesmo foram difíceis, “como se trata de um evento cristão, e as pessoas ainda são um pouco receosas”, diz. A escolha de Itaipu Binacional como sede do congresso foi a favor do tema sustentabilidade. “Como a Itaipu é uma empresa que tem em sua missão responsabilidade sócio-ambiental, entramos em contato com o Dr. Nelton Friedrich, explicamos o enfoque e nossos objetivos com o evento e ele nos acolheu de uma forma muito gentil”, conta Roese.
O congresso nacional da JELB tem como o tema “O jovem luterano e o meio ambiente” e o lema “O começo de uma mudança”, tudo isso com base em Eclesiastes 3.11.
São esperadas cerca de 1000 a 1500. O evento contará com apresentações culturais, presença de bandas, grupos musicais e teatrais, estudo bíblico e discussões voltadas a temas sociais como fóruns sobre o meio ambiente, por exemplo. “Queremos preparar o jovem cristão luterano para o começo de uma mudança, focado na questão da sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, comenta Letícia Roese.
Os jovens que participarão ficarão alojados no Parque Tecnológico de Itaipu, com refeições e uma estrutura adaptada totalmente para o evento. A organização ainda prepara uma noite especial no Gramadão da Vila A envolvendo os participantes e a comunidade local.
SERVIÇO
42 Congresso Nacional da JELB
Local: Itaipu Binacional (FPTI)
Data: 16 a 21 de janeiro/2011
Infos: www.jelb.org.br/congressao2011