A Terra das Cataratas poderá estar em evidência na maior premiação de cinema do mundo – o Oscar. O filme “Salve Geral – o dia em que São Paulo parou”, dirigido por Sergio Rezende e que tem Andréa Beltrão como protagonista, será o representante brasileiro a concorrer a uma das cinco vagas na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010. A Secretaria do Audiovisual (vinculada ao Ministério da Cultura) anunciou a escolha nesta sexta-feira (18).
Com orçamento de R$ 9 milhões, o filme mostra os ataques comandados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no final de semana do Dia das Mães, no ano de 2006. Em São Paulo, o dia ficou marcado pelos ônibus incendiados e ataques a bancos, metrô e residências, com um saldo de pelo menos 152 mortos. A revolta foi motivada pela situação degradante dos presídios no Estado.
Foz do Iguaçu – Apesar da tônica de violência do filme, as cenas gravadas em Foz do Iguaçu retratam momentos de lazer e alegria da protagonista. A atriz Andréa Beltrão, que interpreta uma mulher que vê seu filho de 17 anos ir preso e passa a conviver com um submundo desconhecido pela maioria dos cidadãos, vem a Foz do Iguaçu com uma amiga para se desligar daquela triste realidade. A equipe de “Salve Geral” gravou cenas nas Cataratas do Iguaçu, no aeroporto e no centro de Foz, além de takes de compras em Ciudad del Este (Paraguai), em fevereiro de 2009.
Oscar – “Besouro”, de João Daniel Tikhomiroff, “Síndrome de Pinnochio – refluxo”, de Thiago Moyses, “Jean Charles”, de Henrique Goldman, “Feliz natal”, de Selton Mello, “A festa da menina morta”, de Matheus Nachtergaele, “O menino da porteira”, de Jeremias Moreira, “Se nada mais der certo”, de José Eduardo Belmonte, “Budapeste”, de Walter Carvalho e “O contador de histórias”, de Luiz Villaça, eram os concorrentes que disputavam com “Salve Geral” a vaga para ir à próxima etapa e, quem sabe, ser um dos indicados ao Oscar 2010.
O filme de Sergio Rezende levou a melhor nesse primeiro momento. Contudo, a confirmação dos cinco indicados que concorrerão a estatueta de melhor filme estrangeiro somente será anunciada em janeiro de 2010, dois meses antes da cerimônia do Oscar, prevista para 7 de março, em Los Angeles.