A primeira Conferência Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu acontecerá no dia 30 de junho no Centro de Convivência Érico Veríssimo (Jardim São Paulo) a partir das 8h. É resultado de uma união de esforços da Prefeitura Municipal com o Conselho Municipal de Turismo e operacionalizada pelo Instituto Polo Iguassu. A participação da população é aberta.
Para tal, encontros preparatórios chamados de pré-conferências foram realizados em vários pontos da cidade. Desde entidades de classe, empresas, escolas, faculdades e universidades até associações de moradores, pontos de táxi e nas casas dos moradores. Nesses encontros, a população é chamada a debater os eixos da Conferência e a fazer propostas, que serão levadas pelos delegados eleitos nas etapas preparatórias à Plenária Final, no dia 30.
Todos os moradores de Foz do Iguaçu podem participar – e organizar – pré-conferências. São processos abertos a qualquer cidadão em que, além da conjuntura atual do turismo, são debatidos os eixos Trabalho e Renda, Infraestrutura e Grandes Eventos, Institucionalidade e Gestão, Imagem do Destino e Turismo e a Cidade, além de seus desmembramentos e transversalidades.
De acordo com a coordenadora de gestão do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, a mudança na data aconteceu para concentrar esforços e mobilizar a população em apenas um dia.
Programação
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura e Explicação da Metodologia
09h30 – Debater por eixos:
Eixo I – Trabalho e Renda
Eixo II – Infraestrutura e Grandes Eventos
Eixo III – Imagem do Destino
Eixo IV – Institucionalidade e Gestão
Eixo V – O turismo e a Cidade
12h30 – Almoço
14h – Retomada dos Trabalhos e Debater por Eixos
16h – Entrega dos Relatórios
16h30 – Plenária final
18h – Encerramento